Sestran e 17ª Ciretran promovem atividades da Semana Nacional de Trânsito

SEGURANÇA | Em 20/09/2021 às 13h47, atualizado em 20/09/2021 às 13h49 Por Assessoria de Imprensa
Onofre e demais autoridades durante abertura das ações

A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran) iniciou no último sábado, 18, a programação de atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito (SNT); conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Este ano, o tema da Semana Nacional do Trânsito é: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. Seguindo também as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS) e considerando que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional de Trânsito visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para a educação, engenharia e fiscalização de trânsito. Tais ações devem contemplar a discussão de questões relacionadas a? infraestrutura viária brasileira, organização e alinhamento dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), mobilidade urbana, convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas, entre outros aspectos.

Em Arapongas, a Guarda Municipal (GMA) e a 17ª Ciretran realizam várias atividades. A primeira delas aconteceu no dia 18 de setembro, com blitz educativa na Rua Rouxinol – em frente ao Módulo Policial da Zona Sul, e em demais regiões da cidade. A programação se estende no decorrer da semana. As ações envolverão também atividades em Escolas Municipais, além de um evento para ciclistas que vai marcar o encerramento da Semana de Trânsito no dia 25 (sábado). As equipes realizam a entrega de material de conscientização, disponibilização de água, frutas e barra de cereal.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário da Sestran, Paulo Argati, acompanhou parte das atividades. “ Segurança no trânsito é um assunto sério, e deve envolver toda a comunidade. Serviços de orientação e também conscientização para os nossos motoristas, motociclistas e pedestres”, pontuou Onofre.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

20/09 - Segunda-feira - Panfletagem

09:30 - Rua Cisne Negro, em frente ao Mercado Veneza

21/09 – Terça-feira - Panfletagem

09:30 – Avenida Arapongas esq. c/ Rua Drongo

22/09 – Quarta-feira -  Panfletagem

16:00 – Avenida Gaturamos, próximo ao HONPAR

23/09 – Quinta-feira - Panfletagem

17:00 – Rua Guaratinga (em frente a Nicioli)

24/09 – Sexta-feira - Panfletagem

09:30 - Rua Albatroz Real (em frente ao módulo policial do Conjunto Flamingos)

25/09 – Sábado - Panfletagem