13ª Sessão do Fórum do FUNDEB aconteceu em Arapongas

PROJU | Em 22/10/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Prefeito reconhece o fórum como um espaço de debate para melhorias na educação
Nos dias 17 e 18 de outubro, Arapongas recebeu a 13ª Sessão do Fórum Permanente de Controle e Fiscalização dos Recursos da Educação, ocorrido nas dependências da Igreja Presbiteriana Renovada. A prefeitura do município, através da Secretaria de Educação, organizou esta edição do evento que é realizado desde 2004 de forma itinerante, passando por 12 cidades nas 12 sessões realizadas. A tônica de todas as sessões é o aprofundamento e discussão acerca da fiscalização das verbas públicas.

Durante a abertura, a secretária de Educação Elizabete Humai de Toledo, recebeu a Coruja, que é uma peça-símbolo do fórum. Em seguida, foi feita a leitura da Carta de Príncipios originária da 1ª edição do fórum, a qual traça em linhas gerais as atribuições básicas aos conselheiros do FUNDEB.

O prefeito Padre Beffa acolheu a todos os educadores do município e de mais de 40 cidades presentes, declarando a máxima importância do evento. “Este encontro de educadores e entidades representativas demonstra que é possível avançar o debate em relação a melhores condições para o setor educacional que atenda os anseios da população, de uma maneira geral”, frisou o prefeito.

Para a secretária de Educação, a busca de uma estrutura ideal para o professor exercer seu ofício, melhores condições das salas para os aprendizes garantias efetivas da gestão dos recursos é salutar. “O fórum, além de conscientizar os conselheiros orientá-los e qualificá-los, oportuniza a troca de experiências dos profissionais da educação a respeito de melhores resultados já obtidos ”, afirma a secretária.

No primeiro dia aconteceu a palestra, tendo como tema “Análise de Conjuntura, com o Pedro Eloi Rech. Já no segundo dia a palestra sobre o Controle e Fiscalização dos Recursos da Educação, esteve a cargo do Ministério Público e do Tribunal de Contas, enquanto que a experiência de Arapongas foi relatada pela Promotoria de Justiça da cidade, pela Secretaria Municipal de Educação, pelo Conselho Municipal de Arapongas e pelo Conselho Municipal do FUNDEB.

Todas as palestras culminaram nos debates conduzidos pelo professor Edilson de Paula que junto com os deputados Tadeu Veneri e professor José Lemos, são idealizadores do fórum e estiveram presentes na mesa diretiva, que contou com a participação da APP-Sindicato e da Presidente do Conselho Estadual do FUNDEB.

Mesa de autoridades durante a abertura da 13ª edição do fórum
Educadores de mais de 40 cidades se fizeram presentes nos dois dias do evento
Secretária entende que os benefícios se estendem à sociedade como um todo