Arapongas, Rolândia e Londrina assinam ata para formação de Consórcio

MEIO-AMBIENTE | Em 21/10/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Momento da assinatura durante encontro dos municípios consorciados
Os municípios de Arapongas. Rolândia e Londrina estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (18) para a assinatura da ata que prevê a início dos trabalhos após formação do Consórcio entre os municípios pra obter a Patrulha no Campo. Ata será encaminhada agora para Codapar para liberação do maquinário.

O Patrulha no Campo é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). Além disso, a Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vão ceder os equipamentos e atuar na capacitação dos operadores de máquinas, ficam responsáveis pela elaboração dos projetos de readequação das estradas rurais dos municípios partícipes.

A força tarefa deste programa é composta por: uma moto niveladora, uma pá carregadeira, um rolo compactador, um trator de esteira, uma escavadeira hidráulica, cinco caminhões basculantes (toco), uma caminhonete, um caminhão comboio e um cavalo mecânico com prancha para o transporte da moto niveladora e da pá carregadeira.

Participaram da reunião por Arapongas o prefeito Antonio José Beffa, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Justo Marques, o engenheiro Agrônomo Carlos Helbel, e o secretário de Administração José Luiz Viezzi, por Rolândia o prefeito Johnny Lehmann, o secretário de Agricultura e Meio-ambiente Marcio Kolarovic, o Engenheiro Agrônomo Paulo Lovato e o procurador Jurídico Jeverson Matias; por Londrina o secretário de Agricultura e Abastecimento (representando o prefeito Alexandre Kireff), Guilherme Casanova Junior e o diretor de Desenvolvimento Rural Osvaldo de Souza Campos Junior.

O Consórcio agora denominado Consórcio Intermunicipal da Bacia do Cafezal terá como diretor administrativo o engenheiro Paulo Lovato e ficará sediado em Rolândia junto à secretaria de Agricultura e meio Ambiente. O Protocolo de intenções já foi aprovado pelas respectivas Câmaras municipais e transformado em lei. A cada 45 dias os municípios receberão os maquinários para cuidar de suas respectivas estradas rurais; a saber: Londrina com 900 km, Arapongas com 450 km e Rolândia com 300 km.

O Instituto de Desenvolvimento de Consórcios Públicos Intermunicipais, nas pessoas do Assessor de Desenvolvimento Regional Rômulo Ribeiro Santana e do assessor jurídico Simeão Sampaio deram todo suporte para formação do consórcio.