Desenvolvimento da Região Metropolitana foi debatido em Londrina

Administração | Em 11/10/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Beffa discute desenvolvimento para Região Metropolitana
O prefeito de Arapongas Padre Beffa, participou esta semana de uma reunião com prefeitos dos municípios que integram a região metropolitana de Londrina e de Apucarana (50 km de Londrina).
No encontro, assinaram um documento que será encaminhado ainda esta semana para o Banco Mundial para que seja elaborado projetos de desenvolvimento econômico e social regional.
Com isso, os prefeitos pretendem desenvolver um planejamento integrado de toda a região metropolitana de Londrina e Apucarana, levando em consideração ações para o desenvolvimento industrial, sistema viário, ambiental, turístico, educacional, médico e social. Esta reunião é fruto do encontro realizado em Brasília, quando um grupo de prefeitos esteve no Banco Mundial.
Todos os prefeitos debateram de forma conjunta o desenvolvimento regional. O processo foi aprovado por unanimidade, e foi elaborado um documento, onde todos os prefeitos assinaram e, ainda esta semana, irão protocolar junto ao Banco Mundial para que aconteça um planejamento em longo prazo para toda a região.
O coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Victor Hugo Boselli Dantas, explicou que a iniciativa surgiu com o deputado federal, Alex Canziani ,que em conversa com o Banco Mundial prospectou a possibilidade de desenvolvimento de um projeto macro com possibilidade de financiamento das ações."É um projeto macro de desenvolvimento para a região metropolitana, Apucarana e quem sabe a região dos lagos também, que é uma preocupação nossa há várias décadas. Hoje comunicamos os prefeitos e pretendemos ir a Brasília o mais breve possível para trabalharmos essas ações. Cada Município repassará as informações sobre suas necessidades como, por exemplo, sobre sistema viário, água esgoto, sistema pluvial, saúde, indústria e os técnicos do Banco Mundial farão um projeto unindo as necessidades. Não há ainda uma estimativa do valor que poderá ser investido", afirmou Dantas.
Para o prefeito de Arapongas, padre Antonio José Beffa, é importante participar dessas iniciativas, porque elas geram ações concretas, que significam mais investimentos para as cidades. Na região dos lagos, da qual Arapongas faz parte, há a necessidade de desenvolver o potencial turístico, um hospital regional e recomposição das rodovias que ligam os Municípios, pontos estes que serão apresentados no projeto macro.
Esteve acompanhando o prefeito na reunião o diretor administrativo, Ailson Pegorer.