Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas inicia a Campanha Outubro Rosa

SAÚDE | Em 07/10/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Início da Carreata, com a benção e animação do Padre Nilson
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro Integrado de Saúde da Mulher (CISAM), juntamente com o Centro de Oncologia João de Freitas, promoveu no último sábado (05), a abertura oficial da campanha Outubro Rosa, com uma carreata e caminhada saindo do Centro de Oncologia João de Freitas, encerrando no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Esta é uma campanha mundial de prevenção de câncer de mama, criado para conscientizar a população feminina, enfatizando a necessidade de exames anuais de mamografia, a partir dos 40 anos de idade.

Conforme Gigliola Poliseli Furtado, gerente do CISAM, durante todo o mês de agosto vão ocorrer ações (ver programação abaixo), visando chamar a atenção da população sobre a doença e as formas de prevenção.

Segundo o secretário de saúde, Alcides Livrari Junior, Arapongas aderiu ao movimento para alertar a população sobre a realidade atual do câncer na mulher e a importância para o diagnostico precoce, lembrando que essa doença é a que mais mata no mundo e que também atinge o homem. “O Brasil trabalha com uma estimativa de 550 mil novos casos de câncer. Teremos uma média de 50 mil novos casos do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo”, explicou Livrari, justificando o principal objetivo da campanha.

Para o prefeito Padre Beffa, esse tipo de atividade dá oportunidade para que o poder público dialogue com mais intensidade com a população na busca de caminhos para prevenção. “Saúde não é só cuidar da doença é principalmente de prevenir as doenças. Depois que ficamos doentes a condição de cura é muito mais difícil, em especial o câncer. Quem já teve ou tem alguém da família com essa doença sabe o quanto isso é difícil”, concluiu.

Participaram também da caminhada e carreata o secretários, vereadores e outras lideranças políticas.

Programação

- No dia 16 a partir das 19h30min tem um Chá Rosa, onde acontece uma palestra com o especialista em oncologia, Antonio Carlos de Castro, com a presença do Grupo “Amigas do Peito”.

- No dia 19 de outubro, entre as 8h30min e 17:00 horas, será montado um ambulatório móvel na Praça da Igreja Matriz, onde serão dadas orientações sobre câncer de mama, consultas de mama, agendamento de mamografia, teste de glicemia e aferição de pressão.

- No dia 26 tem passeio ciclístico e Corrida Rosa, a partir das 8h30min com saída da Praça da Igreja Matriz. O encerramento acontece no dia 31 às 19h30min no CISAM, com uma palestra de Cleusa Pascotini, especialista em mastologia. Neste dia também haverá presença das “Amigas do Peito”.

O tom de rosa invadiu a avenida central com a adesão de grande parte da população
No santuário após a benção do Padre Odair, o prefeito incentivou a prevenção à saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/926_noticia_arapongas-inicia-a-campanha-outubro-rosa

Voltar ao Topo do Site