PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Profissionais do Programa Mais Médicos iniciam trabalhos em Arapongas

SAÚDE | Em 03/10/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Médico argentino inicia atendimento na UBS do Jardim Baroneza
Nesta quinta-feira (03), o primeiro médico estrangeiro e médica brasileira com diplomas do exterior começaram a atender em Arapongas. O argentino Nicolas Mariano Antonini e a brasileira Talita Weiss Frederico, receberam na tarde de ontem (02) a liberação dos registros profissionais provisórios que foram emitidos pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

De acordo com o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, os dois médicos iniciaram o atendimento ao público na UBS do Jardim Baroneza e na UBS São Bento. “Os novos médicos serão lotados nas unidades onde não tem médicos. A vinda deles aumenta o acesso da população e a resolutividade dos serviços, dá mais agilidade no atendimento e diminui as filas de espera, em outros postos de saúde, ou seja, é um benefício para Arapongas”, disse o secretário.

O argentino Nicolas Mariano Antonini iniciou os atendimentos na UBS do Jardim Baroneza e, antes de se inscrever no Programa Mais Médicos ele atuava no seu país de origem. “Já tenho um pouco dos costumes brasileiros, pois sou casado com uma brasileira, que também é médica, está no município, atendendo em outra UBS, nós que já tínhamos a intenção de vir para o Brasil trabalhar. Estou muito feliz por poder fazer algo de melhor para a saúde brasileira, vim para Arapongas para somar com meus companheiros de trabalho”, confessou.

A médica brasileira Talita Weiss Frederico, designada para a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Bento, tem sua família em Umuarama. “Para mim é muito bom poder estar próximo da minha família e, estamos aqui para acrescentar e ajudar a saúde brasileira”, frisou.

Os profissionais receberão mensalmente uma bolsa-salário no valor de R$ 10 mil reais, pagos pelo Ministério da Saúde e uma ajuda de custo de cerca de R$ 1.500 para o auxílio moradia e alimentação, que são custeados pela prefeitura local.
A intenção do Governo Federal é melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, por isso o programa prevê investimentos em infraestrutura hospitalar e nas UBS, além da contratação de mais médicos para as regiões do interior do país.

O secretário de Obras, Transportes e Desenvolvimento Urbano, vice-prefeito Pedro Paulo Bazana, acompanhou o secretário da Saúde na recepção dos médicos nas UBS,
reconhecendo este momento como um avanço deste setor junto à população.

Médica brasileira que residia na Argentina atende na UBS São Bento
Secretário apresentando a médica aos colegas da Unidade Básica de Saúde
O vice-prefeito acompanhou o colega secretário na recepção aos profissionais médicos