Ciclo de palestras sobre Dengue nas escolas, encerra com festa

SAÚDE | Em 30/09/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Premiados com o melhor conteúdo da redação sobre o tema Dengue
A prefeitura de Arapongas, através da Equipe de Educação do Controle de Endemias – Dengue, encerrou as palestras nas Escolas Municipais neste ano. As informações sobre Prevenção e Controle da Dengue, alcançaram aproximadamente 7.000 crianças e, após sorteio foi escolhida uma sala de aula com crianças, entre 9 e 10 anos, para fazerem uma redação sobre o tema. Ao final, foram premiadas as três melhores. Colaboraram com as premiações, a Secretaria Municipal de Saúde, algumas empresas particulares e mais a colaboração ofertada pela própria equipe. A entrega de prêmios, aconteceu com uma festa, na qual cada participante recebeu uma lembrancinha.

“O objetivo foi levar o conhecimento às crianças e, esperamos que elas tenham feito um bom aproveitamento do conteúdo, pois só assim conseguiremos mais aliados para esta luta”, afirmou a Coordenadora da equipe Aparecida de Oliveira Santos. Neste ano em Arapongas, teve até agora 592 casos suspeitos de Dengue sendo confirmados 65, sendo 35 autóctones (foram infectados dentro do município) e 30 importados (viajaram fora do município). Destes, 03 foram do tipo Den 4, o restante Den 1. A preocupação é com o próximo verão, quando muitas pessoas viajam de férias e ao retornarem estão sujeitos a trazerem a doença para o nosso município.

A coordenadora informa que a conscientização com base na educação, tendo como público as crianças com idade escolar, traz a esperança que possam exigir junto à sua família, melhores cuidados com relação ao controle dos focos do mosquito transmissor. “Estamos planejando para o próximo ano, um trabalho em conjunto com as escolas da Zona Sul, já que a maioria (19) dos casos positivos é daquela região”.

A Dengue é uma doença grave que pode levar a morte e a única prevenção é a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor. “Para melhor prevenção, além do trabalho cotidiano da Equipe de Controle de Endemias, há a necessidade do apoio da população”, finaliza a coordenadora.

Palestras informativas e orientativas, aconteceram na rede municipal de ensino
Coordenadora da equipe com mãe da aluna contemplada