Cursos ensinam técnicas de reciclagem com artesanato

MEIO AMBIENTE | Em 26/09/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Equipes do meio ambiente e educação com o prefeito Padre Beffa durante a abertura
O projeto Arte com Sustentabilidade, que oferece palestras e cursos que ensinam reciclagem como artesanato, teve atividades em Arapongas, em uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

O projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente faz parte do programa Paraná Sem Lixões e está percorrendo várias regiões do Estado. A Sanepar faz parte do comitê gestor do programa, que visa conscientizar sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento dos resíduos domésticos.

O curso foi ministrados pela professora Iára Capraro, que trabalha com pintura e arte decorativa há 25 anos. “A mudança de atitude deve começar em casa. É isso que passamos em nossas palestras e no nosso curso, onde ensinamos a transformar resíduos em objetos de uso e decoração”, explica.

A professora disse que hoje as escolas têm um grande papel na formação da consciência ambiental do jovem e da criança, mas muitos adultos ainda não assimilaram essas práticas de reciclagem do lixo doméstico. “Muitas donas de casa ainda são reticentes na hora de reciclar e nós atuamos como agente transformador, levando para dentro de casa a visão de aproveitar o resíduo em artesanato, atividade que pode se tornar uma fonte de renda para a família ou mesmo um novo hobby”, afirma.
O curso foi realizado no Mercado Municipal, onde aproximadamente 30 pessoas puderam ver e aprender a reutilizar produtos recicláveis.

A instrutora orienta as mulheres presentes na confecção dos produtos