Arapongas automatiza setor de exames laboratoriais

SAÚDE | Em 16/09/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretário observa a máquina que vem automatizar o que era feito manualmente
Visando modernizar o resultado de exames laboratoriais realizados na Rede Municipal de Saúde, a prefeitura de Arapongas começou a utilizar neste mês um sistema automatizado para melhorar o serviço, que antes era feito parcialmente de forma manual. Trata-se de um analisador automático de hematologia BC-5800 e um analisador para química clínica BS-380, que irão dobrar a atual demanda por realização de exames, com leituras de alta qualidade e diagnósticos precisos.

“Basicamente a Secretaria Municipal de Saúde está implantando um novo sistema automatizado para exames de bioquímica e hematologia com capacidade de efetuar mais de dois exames por minuto, que vem para prestar mais confiabilidade, precisão e agilidade neste tipo de serviço oferecido para a população”, acrescentou o secretário de Saúde Alcides Livrari Junior, que na última semana esteve conhecendo o equipamento juntamente com vereadores da cidade.

O prefeito Padre Beffa acompanhou o processo de implantação do novo sistema e comentou sua satisfação pelo serviço, que vai oferecer o que de mais moderno existe em equipamentos para diagnóstico, resultando em uma melhor prestação de serviço para a comunidade. “Foi uma excelente aquisição e o mais importante é que as pessoas que utilizam os serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde, serão beneficiadas com agilidade e precisão de resultados”, disse.

Conforme o gerente do Laboratório da Secretaria de Saúde, Marcelo Emigdio, de janeiro a julho deste ano, foram realizados 46.552 exames de bioquímica e hematologia pelo antigo método manual e o novo equipamento automatizado vai dobrar esta capacidade nos próximos meses.

Laboratório Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde também está projetando um novo espaço físico para abrigar o laboratório municipal. Atualmente o projeto está em fase de estudos e elaboração e já conta com terreno localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Jardim Caravelle. “Com 300 metros quadrados de área construída, o novo prédio vai prestar mais funcionalidade e conforto tanto para pacientes como funcionários do nosso laboratório de hematologia”, analisou o secretário de Saúde, acrescentando que o projeto deverá ser implementado no mais tardar para o ano que vêm.

Mais de dois exames por minuto e mais confiabilidade, precisão e agilidade nos exames