Projeto piloto em parceria do SEDES e SENAI tem aula inaugural

EDUCAÇÃO | Em 13/09/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Projeto é um experimento educacional que traz envolvimento de vários profissionais
No dia 11 de setembro, em Arapongas, a prefeitura através da Secretaria de Educação (SEDES) e em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), inauguraram o projeto piloto, denominado “Orientação Profissional X Reforço Escolar”, dirigido aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino; o período previsto começou neste dia e prossegue até 19 de novembro.

Considerando que o processo de aprendizagem pode ser adquirido em aulas práticas fora do âmbito escolar, a secretária de Educação Elizabete Humai de Toledo, esclarece que este projeto baseia-se em ampliar o conhecimento dos alunos a partir da aplicação do conteúdo didático no cotidiano. “O foco principal do projeto parceiro com o Senai é fazer com que o aluno utilize-se da matemática e outras ciências, aplicando na prática o aprendizado, bem como, receba noções de orientação profissional e interpessoal”, frisou a secretária.

Para viabilizar o projeto a estratégia inicial foi abranger somente as escolas municipais Alzira Alzira Horvatich e Aleidah Costa Santos de Oliveira escolhendo uma turma de cada, as quais uma vez por semana participarão da aula prática no SENAI e receberão o professor da entidade na escola. O gerente da unidade Senai, Nilson Carlos Violato recebeu a todos com palavras de incentivo a este projeto e, exemplificou: “Temos jovens que aprofundaram seus conhecimentos, desenvolveram produtos de marcenaria, participaram de concurso, foram premiados e já ocuparam seu espaço no mercado de trabalho. Essa é a idéia de partir da teoria para a prática”, afirmou ele.

O projeto é baseado nos quatro pilares da educação: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Conhecer. A parte pedagógica, será conduzida pelas Orientadora Daniela Cristina de Oliveira (SENAI) e Coordenadora Sirlei de Fátima Anselmo (SEDES), a qual acrescentou que o desenvolvimento (histórico e desempenho) será formatado pela Linha do Tempo, explicando que ao término, será feito um parâmetro do início até na conclusão. A previsão da secretaria é a de estabelecer em toda a rede escolar para o ano vindouro.

Secretária instiga as crianças a pesquisarem até na atividade do pai, o uso da matemática
Gerente da Unidade Senai, aponta vários caminhos para os alunos aproveitarem este projeto
No aspecto pedagógico o projeto atende os quatro pilares da educação