Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas inicia a primeira fase da vacinação contra a Covid-19

CORONAVÍRUS | Em 20/01/2021 às 10h56, atualizado em 20/01/2021 às 10h59 Por Assessoria de Imprensa
Primeira imunizada, Zilma, é servidora municipal da saúde há 9 anos

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 20, a primeira fase da vacinação contra a Covid-19. O ato aconteceu na UPA do Jardim Caravelle, um dos principais locais de atendimento aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. A servidora Zilma Soares de Brito, 66 anos, técnica e auxiliar de enfermagem, foi a primeira do município a receber a dose da vacina.  Na sequência, demais profissionais da linha frente da UPA Horas, 24 Horas, SAMU, três 18 Horas, setor de Epidemiologia, Honpar e Santa Casa, além dos idosos acima dos 60 anos atendidos nos asilos e profissionais que lá atuam, também passam a receber as doses. 
Nesta primeira etapa, 1.352 doses serão feitas. O vice-prefeito Jair Milani, que esteve representando o prefeito Sérgio Onofre, comemorou o início da vacinação. “É o começo do fim para essa pandemia. E queremos agradecer imensamente os grandes heróis, os profissionais da saúde. Continuemos nessa luta, agora com mais esperança. Arapongas está preparada para essa primeira fase e com uma expectativa imensa”, disse. 
Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, um dia de muita alegria, que marca o começo de uma nova e jornada no combate ao coronavírus. “Antes de mais nada, quero agradecer aos 900 profissionais que estiveram na luta durante todo esse tempo, através da Secretaria de Saúde, além dos dois hospitais – Honpar e Santa Casa - também fortemente atuantes. O dia hoje é do profissional de saúde da linha de frente. Seguiremos rigorosamente o Plano Nacional e Estadual de Imunização. Essa é a primeira etapa onde 1.352 pessoas devem ser vacinadas. Começamos aqui na UPA, mas equipes volantes já estão nos outros locais vacinando essa população prioritária”, afirmou. 
Paludetto Jr ainda enfatizou a importância da continuidade dos cuidados e medidas de proteção. “É o começo do fim para essa pandemia, porém não podemos deixar de praticar cuidados básicos, como o uso das máscaras e álcool 70% para higienização e distanciamento social”, enfatizou.
IMUNIZADA 
Zilma atua na área da saúde há mais de 20 anos, por 9 anos está como servidora municipal e vem atuando na linha de frente em combate ao coronavírus. Ela se emocionou em ser a primeira entre os colegas a ser vacinada. “A gente esperava ansiosamente por essa vacina. A população merece e a gente também. Temos que continuar com os cuidados ainda, tomando todas as precauções. Passamos por momento difíceis, perdemos colegas de profissão e outras pessoas, mas a vacina nos traz uma esperança de dias melhores”, disse. 
CRONOGRAMA 
Equipes volantes estarão presentes nos hospitais realizando a vacinação nos plantões que lá existem – ou seja, quatro plantões, turno diurno, noturno e em dias alternados. Além dos plantões nos atendimentos 24 Horas, PAI, UPA 24 Horas, SAMU, três 18 Horas, setor de Epidemiologia, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). 
GRUPOS PRIORITÁRIOS 
Todas as pessoas com mais de 60 anos que se residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais; profissionais que fazem parte da equipe de vacinação; os profissionais de saúde, com prioridade para aqueles que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.
Os outros grupos prioritários serão vacinados conforme o Plano Estadual de Vacinação e as respectivas estratégias serão divulgadas após a chegada das doses necessárias. Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Rubão, e demais vereadores, secretários municipais, o presidente do SIMA, Irineu Munhoz, presidente do Honpar, Umberto Tolari. 


Moacir e Milani comemoram início da vacinação contra a Covid-19
Demais profissionais da linha de frente também já receberam as doses

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/8411_noticia_arapongas-inicia-a-primeira-fase-da-vacinacao-contra-a-covid-19

Voltar ao Topo do Site