Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Secretaria de Saúde realiza mutirão de catarata

SAÚDE | Em 27/08/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Para setembro e outubro estão agendados 68 cirurgias das 286 que esperam desde 2005
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas está se empenhando para zerar a fila de espera por cirurgia de catarata no município e por conta disso, neste último final de semana, 25 pacientes foram contemplados com a cirurgia no Hospital de Olhos Paraná, localizado na cidade de Campo Largo.

Conforme o secretário de Saúde, Alcides Livrari Júnior, essa ação terá continuidade nos próximos meses e tem por objetivo zerar a fila de espera por este tipo de procedimento, que atualmente está em torno de 286 pacientes, alguns esperando atendimento desde 2005. Ele acrescenta que mais 68 cirurgias estão agendadas para os meses de setembro e outubro.”É um esforço que se justifica, pois a única alternativa de tratamento para a catarata é a cirurgia, onde se o paciente não tiver nenhum outro problema de visão, volta a enxergar 100%”, justificou Alcides.

O prefeito Padre Beffa elogiou este mutirão iniciado pela Secretaria de Saúde, destacando sua importância para as pessoas, que estão restituindo um dos maiores dons da vida, que é a visão. “Parabéns ao secretário e sua equipe, pois eles estão proporcionando a volta da visão para estas pessoas, muitas delas idosas, que é a faixa etária mais atingida por este tipo de doença”, destacou o prefeito.

A paciente Sandra Aparecida Cardoso, 37, foi uma das contempladas pela cirurgia de catarata, nesta primeira etapa da campanha iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde. Sandra tem catarata nos dois olhos e estava na fila de espera há mais de 7 anos. Neste final de semana ela operou uma das vistas e já tem agendada operação da outra para outubro. “Não tenho palavras para agradecer tamanho benefício para minha vida, pois foi gratificante conseguir enxergar novamente, algo que há muitos anos não conseguia.”, comentou.

A catarata é a alteração do cristalino, uma das principais lentes do olho, onde a imagem é focalizada. Essa lente fica mais opaca com o envelhecimento natural do organismo. A perda da transparência dificulta a chegada da luz à retina e a visão diminui. O avançar dessa condição transforma-se em catarata. A doença é mais comum a partir dos 60 anos e acomete todas as pessoas, mas em graus diferentes.

Sandra Cardoso aguardava há mais de sete anos - recebida pelo secretário
Recepção do secretário Alcides Livrari com o Dr. Alecsandro Cavalcante do 24H

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/831_noticia_secretaria-de-saude-realiza-mutirao-de-catarata

Voltar ao Topo do Site