Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

V Encontro Municipal reforça debate sobre saúde da população negra

SAÚDE | Em 30/11/2020 às 11h03, atualizado em 30/11/2020 às 17h19 Por Assessoria de Imprensa
V Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra

No último domingo, 29, Arapongas realizou o V Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – Vida longa com saúde e sem racismo de Arapongas. Promovido pelas entidades Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana, o evento que foi realizado virtualmente através de transmissão ao vivo pelo canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=FV-B_ffknF4&feature=youtu.be), levantou questões e temas atuais pautadas na atenção à saúde pública da população negra. Com uma programação que iniciou às 07h00 e seguiu até às 13h00, temas como: apresentação cultural e afro-brasileira; povos e comunidades tradicionais de matriz africana - povos de terreiros; aspectos gerais da doença falciforme/ anemia falciforme; a importância da família no cuidado do paciente com anemia falciforme; físico e mental; doenças cardiovasculares na população negra e prevenção no contexto da Covid-19; povos e comunidades tradicionais de matriz africana/ povos de terreiros; da soberania alimentar e segurança nutricional; saúde da população negra no contexto da pandemia da Covid-19; perspectivas de imunização contra a Covid-19, povos e comunidades tradicionais de matriz africana  - povos de terreiros; povos e comunidades tradicionais de matriz africana - povos de terreiros e a pandemia da Covid-19; e Dados epidemiológicos da Covid-19 com relação a população negra; dados epidemiológicos do município de Arapongas - PR - infeccções sexualmente transmissíveis  IST's(HIV, sífilis, hepatites Be C e Covid-19; Doenças infecciosas: Tuberculose, Hanseníase, e Covid-19; perspectivas de imunização contra a covid-19 no Paraná foram debatidos com especialistas.  Entre as participações estiveram presentes o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, o secretário de Saúde Moacir Paludetto Jr, secretário de Administração, Valdecir Scarcelli, e a médica hematologista do município, Dra. Flávia Mantine. A mediadora, anfitriã e presidente das entidades organizadoras do evento, Sacerdotisa Ìyálorisa Joilda Ti Osùn -  Joilda Pereira de Jesus, abriu o encontro agradecendo a participação dos envolvidos e enaltecendo a participação dos gestores da esfera municipal, estadual e sociedade civil. “ É um envolvimento importante de todas as partes. Nosso encontro já é tradição, e faz um recorte importante quanto à saúde da população negra e dos afro-brasileiros. Nossos esforços e lutas são diários para que os negros sempre tenham o devido acesso à uma vida digna, e com saúde”, disse. Conforme o prefeito, a discussão e ações em benefício à saúde devem ser prioridade. “ O caminho é esse. Sociedade junto com poder público levantando questões importantes para a saúde da população. Em especial, nesse quinto encontro tratamos de temas específicos voltados para a população negra, juntamente com a Mãe Joilda. São parcerias importantes que fortalecem os vínculos na área. Parabenizo mais uma vez a grande iniciativa”, disse Onofre.

Durante a palestra, o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, também enfatizou a importância dos temas abordados, e a relevância nos tempos de atuais. “ É um privilégio novamente participar desse momento. As discussões sobre a saúde devem ser constantes. Neste ano temos enfrentado uma pandemia, e estarmos unidos levantando questões em favorecimento da população é de extrema importância. Esse encontro que trata especificamente da Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra – Vida longa sem racismo tem grande força na região, e conta com a forte liderança da Mãe Joilda e das entidades de matriz africana e afro-brasileira do município fazendo essa grande integração entre o setor público. É um trabalho de gestão com os movimentos sociais que representam a saúde da população negra”, enfatizou. Ainda de acordo com Paludetto Jr, nas últimas quatro edições do evento, o município participou ativamente.

O V Encontro Municipal de Mobilização Nacional Pró-saúde da população negra de Arapongas contou com o apoio SUS – Sistema Único de Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Coordenação Estadual DST/AIDS, Honpar; Rede Mulheres Negras PR, AFALP, Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e saúde - RENAFRO, Cetec Cartuchos, Aratintas, Escritório Hércules e Projeto Oridé. O evento foi transmitido  do Templo Religioso de Matriz Africana e Afro-Brasileira o  Ilé Àse Ti Tóbi Ìyá Àfin Òsùn Alákétu e da Ong AIABA - Associação Interdisciplinar Afro-Brasileira e Africana - sito à Rua Dançador Estrela, 424, Jardim Alto da Boa Vista, Arapongas, Paraná, pela equipe da WEB TV.

Participaram também a coordenadora do setor de epidemiologia, Fernanda Golas e Elza de Lara Bezarra – enfermeira assessora e coordenadora de enfermagem do Honpar. Palestrantes: Babá Diba Ti Iyemonja – BàbáIòrisá, Juliana Mittelbach, Ângela Maria Martins da Silva, Damaris de Oliveira de Melo, Cacilda Maria Prado e João Luís Gallego Crivellaro. Membro e apoio, Ogan Welisson Ti Sangó – Welisson Vieira de Aguiar. Diretoria entidades: Dofomo André Ti Oxossi – André Luiz de Oliveira e Josi – Josemara Gusmão Viana.O evento foi alusivo ao dia 27 de outubro -  Dia da Mobilização Nacional Pró Saúde da população negra e Dia Nacional de Luta pelos direitos das pessoas com doenças falciformes. 


Mãe Joilda, prefeito Sérgio Onofre e hematologista, Dra. Flávia
Sec. de Saúde, Moacir, foi um dos palestrantes do V Encontro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/8275_noticia_v-encontro-municipal-reforca-debate-sobre-saude-da-populacao-negra

Voltar ao Topo do Site