Agentes de Saúde participam de palestra sobre hanseníase

SAÚDE | Em 26/08/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Mais que treinamento, palestra trouxe a sensibilização aos ACSs que visitam os munícipes
Aconteceu no último dia 22, uma Palestra de Sensibilização para Agentes Comunitários de Saúde, ministrada por Nivera Noêmia Stremel, Coordenadora do Programa para Controle da Hanseníase e Angélica Delmonaco, coordenadora do PSF.

A palestra foi na Unopar e atendeu cerca de 80 pessoas. Conforme a coordenadora, Arapongas registra poucos casos de Hanseníase, porém ela acredita que após está palestra específica sobre o tema, o número tende a aumentar, pela busca mais qualificada dos profissionais.”Isso porque quem faz o primeiro contato com a população são estes profissionais (Agentes de Saúde), que estando mais treinados para observar os sintomas, podem identificar prováveis casos e os encaminhar para tratamento”, acrescentou Nivera.

Sintomas

Ainda conforme ela, a hanseníase é um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos.Com período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica, com aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Exames laboratoriais, como biópsia, podem ser necessários. “O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos, sendo que 95% dos parasitas são eliminados na primeira etapa do tratamento. Assim, buscar auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença”, frisou Nivera.

Finalizando a palestrante explica que a nossa região é endêmica há mais de 40 anos e o objetivo desta ação que, vai contar com os Agentes Comunitários de Saúde, será procurar controlar e eliminar a doença, que tem cura se devidamente tratada.

O evento contou com o apoio da 16ª Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.

Coordenadora diz que é um bom momento para qualificar os atendendes em saúde para o tema
Metodologia ofertou uma aula que despertou a participação dos envolvidos