Arapongas concluí elaboração do PLHIS

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 29/02/2012 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Finalização do projeto do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)
Arapongas finalizou o projeto do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna. A reunião onde foram apresentados os resultados aconteceu nesta terça-feira e teve a participação do prefeito Beto Pugliese, do vice Jair Milani, do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Onofre, da técnica social da Caixa Econômica Federal, Mara Pauza Celli, do assistente de projetos sociais da Caixa, Sidney Dias, do gerente da agência local da Caixa, Daniel Custódio, do diretor da DRZ, empresa responsável pela elaboração do Plano, Agostino Rezende, do geógrafo Marcelo Gonçalves e Ana Cristina Jeronymo Gamero, gerente municipal de convênios.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS), instituída pela lei federal 11.124/2005, que objetiva promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna, regulamentar a expressão dos agentes sociais sobre a habitação de interesse social e a integração dos três níveis de governo. Em Arapongas ele foi elaborado em 3 etapas: metodologia, diagnóstico e estratégia de ações.

Conforme o prefeito, neste processo foi muito importante a participação da comunidade, pois através de suas sugestões em reuniões nos bairros e distritos, foi possível diagnosticar a situação habitacional do município e dar as orientações e diretrizes para o planejamento do setor, tanto na área urbana quanto rural para os próximos 20 anos. “A informação é que hoje Arapongas conta com um déficit habitacional de 6 mil moradias, que já que vem sendo combatido através do Programa Habitacional de Arapongas”,destacou o prefeito.

Ele finaliza acrescentando que o plano também serve como facilitador na aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer.

Autoridades durante a reunião