FESTAR inicia nesta semana com espetáculos em locais variados

CULTURA | Em 14/08/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretária no gabinete planejando a logística do evento apresentou a programação do evento
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos (SECLE), inaugura o Festival de Todas as Artes (FESTAR), a partir desta semana (16), sexta-feira e as apresentações seguem até domingo (25). A secretária de Cultura, Édina Kümmel, apresentou a programação, destacou as participações especiais, salientando que um dos objetivos é o despertar dos cidadãos para eventos de lazer e cultura e catalogar revelações artísticas locais.

A abertura será na sexta-feira, às 14 horas no Teatro Vianninha, com a peça “Filhote de Espantalho” da Escola de Teatro da Fundação Cultural de Ibiporã, em parceria cultural com o SESI.
Normalmente, o período de realizar o festival é junho/julho, informa Édina, mas devido à Copa das Confederações e a vinda do Papa, está sendo realizado agora e, mesmo assim num bom momento para os artistas locais e de outras cidades que apresentarão espetáculos. “Este ano reeditamos o Festar dentro de um orçamento disponível, o que mudará até o próximo ano, com melhores condições de planejamento e previsão orçamentária”, explica a secretária.

Nesta edição virão espetáculos de Ibiporã e Apucarana, integrando a programação teatral com a Tecno Humman e a Escola Municipal de Artes (EMA), a qual apresentará três peças teatrais, neste ano. O grupo Viagem à Fantasia, traz o “Boi Mamão”, um folguedo de cantoria e danças do folclore catarinense, com apresentações no coreto do Santuário, na Feira Livre, na Praça da Saudade, seguindo até ao Assentamento Dorcelina Folador. O espetáculo de Teatro de Bonecos, da mesma companhia, utilizando o ‘Cirandeiro’ (ônibus) será levado às comunidades rurais abrangendo Aricanduva.

As academias de dança, escolas de música e conservatórios musicais, compõe os participantes de várias idades, incluindo uma homenagem especial à araponguense Nitis Jacon, atriz, diretora de teatro, produtora e responsável pelo sucesso do Festival Internacional de Londrina, o FILO. Na programação tem ‘happy hour’ no Mercado Municipal, tributos a artistas nacionais, em especial, um tributo aos 100 anos de Vinicius de Morais, além da exposição de artes, fotografia e desenhos na Biblioteca Machado de Assis. “Temos atrações para todos os públicos nos eventos programados, destacando que um dos objetivos é o de realizar um inventário de todos os munícipes que atuam no segmento artísticos da cidade”, frisou Édina.

Programe-se para o seu Festar, no calendário que está na página inicial do site da prefeitura.
www.arapongas.pr.gov.br – Veja lá em Destaques e clique no Festar 2013.