PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Palestra sobre programação da Coleta Seletiva orienta educadores e pais

MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO | Em 07/08/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretário com coordenadora e educadores da rede municipal de ensino
A campanha de orientação para o programa da Coleta Seletiva na cidade de Arapongas, teve início nesta semana, com palestra dirigida a três escolas municipais da região onde será iniciado o recolhimento. A prefeitura do município e as secretarias envolvidas: Meio-Ambiente, Educação, Assistência Social e Saúde, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (CODAR), realizaram o planejamento, dividindo a cidade em 15 regiões, definindo o dia da semana para cada setor. Às pessoas presentes coube a tarefa de duplicar a informação.

Entre os palestrantes, Salete Roveri Alves da secretaria do meio-ambiente, apresentou um dos fundamentos da coleta seletiva que é a separação, pela população, dos materiais recicláveis (papéis, vidros, plásticos e metais) do restante do lixo. “Para simplificar orientamos que o munícipe separe o lixo úmido do lixo seco (reciclável), lave as embalagens no sentido de evitar a proliferação de fungos, insetos e mau-cheiro e facilitar para os separadores”, frisou Salete, complementando que a destinação do lixo seco é para a Coopreara, cooperativa estabelecida na Usina de Reciclagem e para a Associação dos Catadores de Arapongas (ASCAR), gerando renda para os associados, além de melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

A produção diária de resíduo urbano na cidade, destinada ao Aterro Sanitário, é de 105 toneladas/diárias, em média; com a seletividade é possível diminuir este volume ao aterro e aumentar a vida útil do mesmo, o que foi destacado no encontro.
O diretor da Codar, Ângelo César Pablos, informou que neste início do programa, foram aparelhados três caminhões baú para operarem no recolhimento, no sentido de dar uma maior abrangência de setores no mesmo dia. “As alterações que forem necessárias para melhorar a abrangência e remanejamentos, serão avaliadas quando a coleta estiver em curso’, afirmou o diretor.

Justo Marques, secretário do Meio-Ambiente, explicou que além das palestras será realizada campanha informativa junto à população, com folhetos explicativos sobre a coleta seletiva, orientando a respeito da importância e orientando para a separação. “Uma das etapas do programa é a campanha nas escolas para criação de mascote e concurso para definir o nome do personagem, visando incentivar a participação e adesão da população”, declarou o secretário.

Secretário com equipe e diretor da Codar à direita
A palestra marcou uma das etapas da implantação Coleta Seletiva no município
Materiais de uso doméstico e até camisetas, produzidos da reciclagem de garrafas pets