Tratativas entre Prefeitura e Granja Faria avançam para solução de mau cheiro

MEIO AMBIENTE | Em 16/07/2020 às 17h04, atualizado em 16/07/2020 às 17h06 Por Assessoria de Imprensa
Onofre durante visita à Granja Faria

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhado do secretário do Meio Ambiente (Seaspma), Renan Manoel, esteve ontem (15) em visita à Granja Faria – Avícola Catarinense, que assumiu a antiga Granja Marutani. Além de conhecer um pouco mais o espaço, uma nova conversa pontuou questões práticas por parte da empresa a fim de solucionar o problema do mau cheiro, que tem incomodado especialmente os moradores do distrito de Aricanduva. Na última semana, a granja já havia sido notificada por meio da Seaspma. Segundo Onofre, as conversas têm sido amigáveis e já sinalizam para melhoras. “É importante estarmos alinhados. Já tivemos outras reuniões e os responsáveis pela granja já traçam caminhos para que o problema seja solucionado, em especial a questão do mau cheiro causado na região. Eles pretendem readequar barracões, instalação de barreiras, entre outros meios. Queremos que tudo esteja favorável para ambos os lados”, disse o prefeito.
De acordo com o diretor da granja, Daniel Schenato, tudo será feito levando em conta os interesses da empresa e o bem-estar dos funcionários e moradores dos arredores. “Recebemos a notificação da Prefeitura e, de pronto, já nos encontramos com o prefeito Sérgio. Tivemos por parte da Prefeitura a compreensão e a boa receptividade. Entendemos que o mau cheio realmente tem incomodado, por isso estamos buscando soluções eficazes”, disse.
A atual Granja Faria em Arapongas produz 1.830 caixas de ovos por dia – em média 700.000 ovos/dia. Cerca de 791 mil galinhas poedeiras produzem ovos caipiras e de granja.