Prefeitura mantém serviços gratuitos de suporte psicológico durante a pandemia

SAÚDE | Em 07/07/2020 às 10h30, atualizado em 07/07/2020 às 10h36 Por Assessoria de Imprensa
Suporte psicológico atende profissionais da saúde e população em geral

Desde o dia de 06 de abril, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria da Saúde tem realizado atendimentos via telefone, whatsapp ou por envio de e-mails às pessoas que necessitem de auxílio psicológico ou emocional em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por meio de serviços voluntários, ao todo 16 psicólogos prestam auxílio à população. Os serviços acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, atendimentos via telefone ou por envio de e-mails. Por via telefônica os interessados devem ligar para: 3902-1182 (mesmo número de whatsapp). As ligações têm tempo máximo de duração de 20 minutos. Em caso de linha ocupada, os psicólogos deverão retornar à ligação, por meio da coleta de chamadas efetuadas. Já os e-mails devem ser enviados através do endereço eletrônico: saúde.psicologia@arapongas.pr.gov.br , onde  serão respondidos de acordo com a demanda e escala dos psicólogos.

Conforme relatório, de abril até junho, mais de 60 atendimentos já foram realizados. Entre o perfil dos pacientes, constam homens e mulheres na faixa etária de 11 a 76 anos. “ Tem sido um serviço de extrema importância, em especial, durante a pandemia da Covid-19, onde muitas pessoas têm desenvolvido ou acentuado o medo, insegurança, ansiedade, entre outros sentimentos que podem vir à tona nesse momento. O grupo de psicólogos voluntários oferecem esse suporte emocional, seguindo as medidas de segurança exigidas nesse período, ou seja, sem contato próximo ou aglomeração de pessoas, levando conforto e busca por equilíbrio em um momento delicado", diz o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr.

Atendimentos aos profissionais – Além das pessoas comuns, os profissionais da saúde – atuantes na linha de frente do enfretamento ao coronavírus também são atendidos na rede de apoio emocional. Nesse sentido, os atendimentos têm ocorrido nos três Pronto Atendimentos 18 Horas (Cj. Flamingos, Cj. Petrópolis e Zona Sul), UPA 24 Horas, e Samu. “ É importante que os nossos profissionais, que lidam dia-a-dia na luta com a Covid-19 também recebam esse auxílio e suporte emocional. Por isso, esses serviços também se estendem a eles. Essa é uma corrente onde todos nós devemos nos apoiar, e enfrentarmos essa luta. Sabemos como tem sido exaustivo esse momento, e é importante que a saúde mental seja mantida. Em relação aos profissionais, desde os que atuam na limpeza até enfermeiros e médicos, o maior receio é o de transmitir o vírus para alguém da família. Em alguns casos, têm profissionais que optaram por morar em outro local, para não ter nenhum contato com os familiares”, afirma a psicóloga Marilda Pontes Campos.

Os atendimentos psicológicos aos profissionais da saúde contam também com a participação da psicóloga, Andrea Loureiro.

(Saiba quem são os psicólogos atuantes no suporte gratuito. Ver imagens).

ANA PAULA GIANOTTO - CRP 08/27106
VÍVIA DE CARLI CRP 08/22450