VIII Conferência de assistência social em Arapongas

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 31/07/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
A conferência é realizada num momento importante para avanços nas políticas públicas
No dia 26 último, a prefeitura de Arapongas, em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social e através da Secretaria de Assistência Social, realizou a VIII Conferência de Assistência Social, com o tema “A Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS”, com o objetivo geral de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, a partir da responsabilidade de cada esfera governamental.

Dentro do mês de julho foram realizadas as pré-conferências por região da cidade, onde a população onde cada segmento representativo da população local pode participar, debater e avaliar o que efetivamente deve ser adotado, ampliado ou reformulado dentro da assistência social, especificamente nos CRAS.

O prefeito Padre Beffa participou da abertura dos trabalhos e qualificou como importante o momento político para esta conferência. “Os debates coletivos com participação social mais representativa, asseguram uma melhor gestão das políticas públicas que devem representar os anseios dos usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social”, frisou.

A secretária de Assistência Social, destacou a importância da participação de todos na discussão das políticas públicas na área de assistência social e definição das prioridades do município. “Este é um espaço para debater e decidir quais são as prioridades da política pública na assistência social, para nossa cidade e considero importante esta participação coletiva para melhor estruturação e abrangência das ações sociais”, afirmou a secretária.
O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Moacir da Silva realizou a abertura e o encerramento do evento e destacou o treinamento que os conselheiros fazem, mas ressalvou a necessidade de um seguimento desta ação para os que no futuro também vierem a ocupar este lugar.

A palestrante convidada, Gisele de Cássia Tavares, é escritora e professora da UEL, trabalhou no Ministério do Desenvolvimento Social e fez um retrospecto de como as esferas governamentais vem traduzindo os anseios populares e os avanços que a assistência social obteve desde a Constituição de 1988, com a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social. Gisele considera que as pessoas presentes na conferência, bem como toda a população que precisa ser assistida, estão vivenciando um dos melhores momentos. “Podemos dizer que o melhor momento é este - o casamento da Gestão e do Financiamento - o que poderá levar a concretizar os projetos assistenciais mais necessários para atender as carências da população”, finalizou.

As propostas elencadas serão levadas à Conferência Estadual que acontece, em Curitiba, nos dias 16, 17 e 18 de outubro do corrente ano. Também foram eleitos os delegados titulares e suplentes - representantes do governo e da sociedade civil – que irão defender as propostas de Arapongas na capital.

Estiveram presentes o vice-prefeito Pedro Paulo Bazana que acompanhou os trabalhos da conferência, os vereadores Airton "Batata da Charmy" e Aroldo Pagan que junto com o o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, esteve à mesa de autoridades.

Para o prefeito é importante o debate para efetivar os direitos sociais adquiridos
Secretária reafirma os objetivos da conferência e os avanços para melhores ações
A palestrante que atuou no governo, trouxe informações importantes para a conferência