Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas integra agentes de Endemias e PSF no combate a dengue

SAÚDE | Em 23/07/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Integração dos Agentes de Endemias nas equipes do PSF...
O Controle de Endemias comemora o sucesso da integração dos Agentes de Endemias nas Equipes do PSF. A parceria foi iniciada há cerca de um mês e é uma exigência do ministério da Saúde, conforme a Portaria nº. 1007 do Ministério da Saúde e define critérios para regulamentar a incorporação dos Agentes de Endemias – ACE, para fortalecer as ações de Vigilância em Saúde junto as Equipes de Saúde da Família. No momento 23 Unidades Básicas já tem em sua Equipe um ou mais Agentes de Endemias e a expectativa é que dentro de 30 dias eles estejam presentes em todas as UBS.

Conforme a coordenadora Aparecida de Oliveira, o Agente de Endemias fica responsável por 800 a 1000 imóveis e com isso o morador fica mais próximo do agente, que é sempre o mesmo a fazer as visitas, passando a conhecer a região e saber onde estão os problemas e procurar resolver. “Com isso a população também tem mais acesso ao Agente de Endemias que terá como base a Unidade Básica de Saúde. Isto já era para estar acontecendo, mas no passado tivemos muitas dificuldades para realizar a integração, mas com a ajuda do atual Secretário de Saúde e da Coordenação do Programa de Saúde da Família, foi possível acontecer. Visitamos o município de Cambé e vimos que está funcionando e tendo ótimos resultados”, disse Aparecida.

A coordenadora acrescenta que a medida vai trazer ótimos resultados no Combate ao Mosquito transmissor da Dengue. “Neste ano tivemos 64 casos confirmados positivos, foram muitas as dificuldades para realização dos bloqueios para se evitar uma epidemia, já que vários municípios da região passaram por surtos e epidemias de Dengue. O Agente de Endemias hoje tem uma referência, antes eles ficaram nas calçadas organizando o trabalho, expostos ao sol e a chuva”, completa.

Para o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, esta integração entre as equipes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde é, entre as tantas ações promovidas pela Secretaria de Saúde nos últimos meses, mais para tentar deter o avanço da Dengue em Arapongas. “Estamos nos empenhando ao máximo nesta tarefa, mas a população deve se conscientizar de que sem a sua ajuda o trabalho fica difícil”, concluiu.


...mostra compromisso da administração municipal com a saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/765_noticia_arapongas-integra-agentes-de-endemias-e-psf-no-combate-a-dengue

Voltar ao Topo do Site