Amepar apoia reabertura do comércio com restrições

CORONAVÍRUS | Em 09/04/2020 às 16h06, atualizado em 09/04/2020 às 16h13 Por Assessoria de Imprensa
Restrições rígidas devem ser estabelecidas de acordo com a realidade de cada município.

Nesta quinta-feira (09), o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, esteve reunido com demais prefeitos para alinhar medidas a serem tomadas em meio ao enfrentamento do coronavírus (COVID-19). A principal pauta tratou sobre o funcionamento, em especial, do comércio dos municípios que integram a entidade. Foi definido que a Amepar apoia a reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (13), contudo, com a adoção de restrições rigorosas de saúde e segurança para a execução das atividades. As orientações da Amepar ressaltam ainda que cada município, por sua peculiaridade, estruture as ações restritivas de acordo com cada realidade. “ Em Arapongas, estamos na tramitação final do novo decreto que virá a estabelecer as medidas com restrições para a retomada das atividades do comércio e demais locais. Os outros municípios que integram a Amepar também vão traçar estratégicas, adequando-se a cada realidade. A realidade é diferente da teoria. O comércio e a produção vão ter de se reinventar porque ainda viveremos muito tempo sob a ameaça deste vírus e as restrições vem para buscarmos juntos as alternativas para não sufocar a economia. Para isso, é necessário também que a população mude de postura e se conscientize de que a rotina de vida não será mais a mesma por muito tempo ainda.  Os prefeitos estão preocupados e relataram que a população não está respeitando o isolamento social, em particular os idosos que estão, inclusive, saindo mais do que antes. Ressaltamos que se houver novamente a necessidade de fechamento, vamos fechar. Reforçando que os municípios dos quais já tiveram recomendações do Ministério Público para a não retomada das atividades, não irão desrespeitar essas questões”, disse Onofre. Ele acrescentou que até o final do dia o novo decreto do município de Arapongas será publicado em Diário Oficial.

Os prefeitos da Amepar continuam reunidos virtualmente trocando informações e acompanhando a situação. Dependendo da evolução da pandemia, eles voltarão a se reunir a qualquer tempo. A entidade disponibilizou os decretos de alguns municípios que já flexibilizaram a abertura e estabeleceram restrições para o funcionamento, como modelo para consulta, entre elas, Centenário do Sul e o último decreto publicado pelo município de Arapongas (DECRETO 190/20).

Participaram também da reunião os prefeitos de Alvorada do Sul (representado pelo vice); Bela Vista do Paraíso; Cambé; Centenário do Sul; Ibiporã; Prado Ferreira; Primeiro de Maio; Sabáudia e Sertanópolis.  A Amepar atualmente é composta por 22 municípios.