Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Saúde reforça prevenção de infecções sexualmente transmissíveis durante o Carnaval

SAÚDE | Em 20/02/2020 às 14h38, atualizado em 20/02/2020 às 14h38 Por Assessoria de Imprensa
Imagem Ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, tem intensificado ações de prevenção e combate às infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), entre elas herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

Especialmente no período que antecede as festividades do Carnaval, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Prontos Atendimentos (18 e 24 Horas) têm reforçado à distribuição gratuita de preservativos, além de orientações voltadas à saúde. “Há algumas semanas, os locais públicos de saúde têm adotado essa medida que reforça uma campanha de cunho nacional, para um carnaval preventivo, seguro e com conscientização. Orientamos todos os jovens e adultos quanto ao uso fundamental de camisinha para evitar as IST’s”, alerta a enfermeira coordenadora do CTA Arapongas, Bruna Precinotto.

Além da intensificação de orientações e distribuições de preservativos neste período, o CTA desenvolve, também de maneira eficaz  e rotineira, demais atendimentos aos pacientes com diagnósticos positivos, entre eles HIV,  com realizações de testes rápidos (HIV, hepatite B, C e sífilis), acompanhamentos através de consultas médicas com especialistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, exames de imagens e laboratoriais ,dispensação de medicamentos enviados através do Ministério da Saúde, além de  encaminhamentos para  assistentes sociais e psicólogos.

O CTA de Arapongas está situado na Rua Marabu, 656 – Centro, com horário de atendimento das 7h30 às 17h00. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3902-1266.

Dados

Conforme o CTA-Arapongas, em janeiro deste ano 162 pessoas foram atendidas dentro dos serviços, com a realização de 648 testes rápidos. Atualmente, o município registra um quadro geral de 345 casos confirmados de HIV. Boa parte desses pacientes seguem o tratamento junto ao departamento. No ano passado, 11.356 exames foram realizados.

No Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná intensifica as medidas preventivas para as doenças sexualmente transmissíveis no período do carnaval com a distribuição gratuita de 4 milhões de preservativos masculinos, 90 mil preservativos femininos e 250 mil unidades de gel lubrificante. A distribuição já foi realizada para as 22 Regionais de Saúde do Estado, que agora repassam para todos os municípios paranaenses.

De 2018 para 2019, o Paraná aponta 19% de redução dos casos de Aids; 22% na mortalidade por Aids e de 75% no número de casos de aids em menores de 5 anos. No mesmo período, o estado conseguiu redução de 12% nos casos do HIV.

O Paraná é referência nacional no programa de eliminação da transmissão vertical do HIV, de mãe para filho. Curitiba e Umuarama receberam em 2019 o título de municípios livres da transmissão. Foram as únicas cidades do Brasil a obter a certificação.

No mundo – De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todos os dias ocorrem cerca de 1 milhão de novas ISTs.

Doenças - "As infecções sexualmente transmissíveis são causadas predominantemente pelo contato sexual com uma pessoa infectada. As mais conhecidas são HIV, sífilis, gonorreia, clamídia e HPV. É importante lembrar que a pessoa pode contrair mais do que uma IST ao mesmo tempo e que, mesmo curando, pode adquirir novamente se entrar em contato sem o uso do preservativo”, lembra a chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesa, Mara Franzoloso.

FONTE: Sesa



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/7281_noticia_saude-reforca-prevencao-de-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-durante-o-carnaval

Voltar ao Topo do Site