Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

BOLETIM ATUALIZADO DO CORONAVÍRUS EM ARAPONGAS

Alunos da Rede Municipal participam da Prova Paraná

EDUCAÇÃO | Em 18/02/2020 às 15h55, atualizado em 18/02/2020 às 15h57 Por Assessoria de Imprensa
Alunos de 31 turmas dos 5º anos realizaram a Prova Paraná

Nesta terça-feira (18), ao todo, 676 alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino realizaram a Prova Paraná 2020 - ação desenvolvida pelo Núcleo de Cooperação Pedagógica da Secretaria da Educação e do Esporte que visa fornecer informações sobre o conhecimento dos alunos e, consequentemente auxiliar os professores no processo de ensino e aprendizagem. “ A prova contou com 22 questões de Língua Portuguesa e 22 questões de matemática, para melhor avaliarmos o desenvolvimento dos alunos, nessas disciplinas básicas, além de contribuir com a atuação dos professores, detectando diversos aspectos na aprendizagem”, afirma a gerente de Ensino, Vandréia Vital Cestari. Em Arapongas, no ano passado, a média geral de pontuação entre os alunos dos 5º anos foi de 66,0 em português e 72,0 para matemática.

Em todo o Paraná, as provas foram aplicadas também aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (estadual), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Médio Integrado. A expectativa é que mais de 1,2 milhão de alunos em todo o Paraná participem da avaliação diagnóstica.

As próximas etapas acontecem nos dias 05 e 06 de maio, 01 e 02 de setembro e 24 novembro.

NOVIDADES 

Em 2020, o programa Prova Paraná tem novidades para a primeira edição, como a aplicação da prova de Língua Inglesa (com exceção dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e EJA). A partir da segunda edição, prevista para acontecer nos dias 05 e 06 de maio, a Prova Paraná contemplará outras disciplinas.

A inclusão também está garantida com provas adaptadas para alunos com necessidades especiais. Foram produzidas 1,2 mil provas ampliadas e 141 avaliações escritas em Braille, atendendo a todos os alunos com necessidades especiais. Os estudantes cegos que não dominam o sistema Braille poderão realizar a Prova Paraná com auxílio do Dosvox, programa de computador que lê textos em formato TXT.

Ainda, a pasta vai orientar as escolas quanto aos estudantes com necessidades especiais que não as relacionadas à visão, como deficiência motora, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e surdez. Se necessário, esses alunos terão o tempo de prova flexibilizado, além do acompanhamento de um professor de apoio e até de guia-intérprete.

APLICATIVO CORRIGE – O aplicativo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Inovação da Secretaria da Educação e do Esporte para correção das provas pelo celular também foi reformulado. O ‘Corrige’ agora funciona on-line e off-line e informará em tempo real quantos alunos tiveram suas avaliações corrigidas e quantas provas ainda falta corrigir em cada turma/escola.

Além disso, as provas terão um QR Code que identificará ao professor qual avaliação está sendo corrigida e, por fim, os dados serão processados em tempo real, gerando relatórios de desempenho que subsidiarão as tomadas de decisão das equipes gestoras e pedagógicas de cada escola.

FONTE: http://www.educacao.pr.gov.br/



ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/7272_noticia_alunos-da-rede-municipal-participam-da-prova-parana


Voltar ao Topo do Site