Prefeito Padre Beffa firma convênio com a Santa Casa de Misericórdia

ADMINISTRAÇÃO | Em 26/06/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Prefeito reconhece que gestantes terão garantia de melhor atendimento
O prefeito de Arapongas, Padre Beffa assinou na manhã de hoje (26), convênio firmado com a Santa Casa de Misericórdia, onde será repassado o valor de R$ 800.000,00 (Oitocentos mil reais), divididos em oito parcelas mensais de R$ 100.000,00 (Cem mil reais), ao hospital, para atendimento a gestantes, do neonatal ao pós-parto. O dinheiro será para o novo Programa Mãe Araponguense.

Segundo o prefeito Padre Beffa, o objetivo do Programa Mãe Araponguense é garantir às gestantes um pré-natal de qualidade, referência no parto hospitalar e acompanhamento do desenvolvimento do bebê, em especial no seu primeiro ano de vida, com vistas na redução da taxa de mortalidade materno-infantil.

O Projeto de Lei (PL) 38/2013, referendado o Termo de Convênio 003/2013, resultará em melhoria do acesso e da qualidade, dando a todas as gestantes de Arapongas oportunidade de acompanhamento pré-natal, identificação dos casos de risco, assistência a possíveis complicações e atendimento especializado, quando necessário, durante a gravidez e no parto.
Outras atribuições da Irmandade da Santa Casa de Arapongas, são as de disponibilizar diariamente médicos obstetras para realização de exames do pré-natal das gestantes no CISAM, bem como equipe médica e de enfermagem 24 horas. O Provedor do Hospital, Osvaldo Damião, explica que com esta nova verba a Santa Casa irá de imediato contratar pelo menos, cinco médicos dessa especialidade.

O Programa Mãe Araponguense também visa o fornecimento do cartão da gestante na primeira consulta, registrando-se o respectivo atendimento com indicação do peso, estatura, sinais vitais e outras informações necessárias, além do cadastramento da gestante no SISPRENATAL e solicitação dos exames laboratoriais de rotina para o pré-natal, entre outros benefícios, explicou o Secretário de Saúde Alcides Livrari Junior.

Marcaram presença também o vice-prefeito Pedro Paulo Bazana, a Secretária de Educação, Elizabeth Humai de Toledo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Martins dos Santos, Davina Bozina Armando, Irmã Salete Firence, Antonio Garcez Novaes Neto, Dr. Valdecir de Oliveira, Dr. Rodrigo César Farias, e o advogado Rudi de Oliveira.

Provedor vê que recursos possibilitam contratar mais médicos dessas especialidades
Secretário destaca o fornecimento do Cartão Gestante dentro do programa
Encontro para assinatura, mobilizou autoridades e pessoas ligadas ao projeto