Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

SEASPMA participa da formação do Grupo R20

MEIO AMBIENTE | Em 24/06/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Diretor de Serviços Públcos Roberto Santos, da SEASPMA e equipe com Laerty Dudas
A equipe da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente – SEASPMA esteve no ultimo dia 19 de junho de 2013 em Curitiba para participar da formação do Grupo R20. Este grupo tem representantes de 86 cidades, responsáveis por 92,6% das 20 mil toneladas de lixo geradas todos os dias no estado, que passaram a integrar oficialmente o R20 - grupo de trabalho criado para auxiliar os gestores municipais na implementação de programas de coleta seletiva, logística reversa, construção de aterros sanitários e formação de consórcios intermunicipais.

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, assinou nesta quarta-feira (19) a resolução que cria o R20, em reunião com a presença dos prefeitos e secretários de Meio Ambiente destas 86 cidades, onde vivem 8 milhões de paranaenses.
o R 20 tem papel fundamental na implantação do Programa Paraná Sem Lixões, - política de resíduos sólidos estadual e o plano integrado para a gestão de resíduos no Estado - elaborado a partir de discussões regionais - foi apresentado aos gestores municipais, assim como ações para formação de cooperativas de catadores e programas de logística reversa que podem ser implementadas em parceria com empresas do setor privado. As prefeituras também receberam orientações dos técnicos do Instituto das Águas e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) sobre a resolução que define novas regras para o licenciamento de aterros sanitários no Paraná.

O coordenador de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas, disse que a ideia é multiplicar as orientações em todo o Paraná. "Estes 86 municípios atuarão como multiplicadores das informações para os outros 313, que geram menor volume de lixo, mas que estão localizados em regiões próximas aos grandes geradores", reforçou Dudas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/707_noticia_seaspma-participa-da-formacao-do-grupo-r20

Voltar ao Topo do Site