Secle homenageia os 105 anos da imigração japonesa no Brasil

CULTURA | Em 18/06/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretária da Cultura e vice-prefeito durante abertura falam do valor da cultura nipônica
Os 105 anos da imigração japonesa no Brasil é o tema de uma exposição que vai até o dia 21 de junho, na Biblioteca Pública Municipal “Machado de Assis”, em Arapongas. Este é mais um evento da prefeitura municipal através da secretaria de Cultura, Lazer e Eventos.
A exposição conta com gravuras que representam os momentos iniciais dos japoneses no país, retomando o trem que os levava até São Paulo.

O vice-prefeito Pedro Paulo Bazana esteve representando o prefeito Padre Beffa e em sua fala destacou a importância dos imigrantes no Brasil e principalmente na cidade de Arapongas. “Em Arapongas a Colônia Nipo-Brasileira faz parte da história de fundação de nosso município pautada pela disciplina, seriedade, lealdade e superação, com inúmeras contribuições culturais, social e gastronômica, que sem sombra de dúvidas, enche de orgulho e satisfação a todos que aqui residem. Pois a colônia japonesa tem contribuído em muito para o engrandecimento sócio econômico de nossa região”, ressaltou o vice-prefeito.
A Secretária de Cultura, Lazer e Eventos, Edna Kümmell contou um pouco sobre a história da imigração e agradeceu a colaboração de representantes da colônia japonesa de Arapongas.

Marcaram presença também o Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Antonio Glênio Machado, o Secretário de Indústria Comércio e Turismo, Irineu Berestinas, a Secretária de educação , Elizabeth Humai de Toledo, o presidente da CODAR, Pedro de Marco Junior, Pedro Nazário, professores, diretores, entre outros.

Objetos de uso pessoal, livros e fotos contam momentos da história
Membros da comunidade japonesa, presentes no evento de abertura