Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Conheça a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo

SEMIC | Em 16/10/2019 às 16h24, atualizado em 17/10/2019 às 08h58 Por Assessoria de Imprensa

A Sala do Empreendedor, o Programa de Capacitação Bom Negócio Paraná e o Banco do Empreendedor de Arapongas são algumas das ações que beneficiam inúmeras pessoas no município através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semic). Entre suas atribuições estão promover, estimular e apoiar o processo de desenvolvimento municipal às iniciativas privadas e públicas relacionadas com o setor industrial, comercial, de serviços e turísticos, atuar na promoção econômica e buscar providências visando a atração, localização e manutenção, expansão e desenvolvimento de iniciativas industriais, comerciais e turísticas de sentido econômico para o Município, além de fomentar as campanhas e iniciativas que minimizem a questão do desemprego e aumentem a circulação de renda necessária ao crescimento do Município.

“Seguindo uma diretriz estabelecida pelo prefeito Sérgio Onofre, a Semic tem dado atenção especial aos empreendedores, uma vez que cada negócio iniciado no município, seja ele de que porte for, tem impacto econômico e social imediato, na medida em que gera emprego e renda na comunidade”, afirma o secretário Valdecir Tudino.

A Sala do Empreendedor exerce serviços de formalização do Microempreendedor Individual (Mei), o que gera a criação novas empresas no município. Só no ano de 2019, foram formalizadas 585 microempresas. Além da formalização, a Sala do Empreendedor realiza outros atendimentos, como solicitação de pedido de alvará, emissão de guias do INSS, Nota Fiscal de Serviços, cursos e palestras voltados ao microempreendedor, consultorias, orientações à população que tem interesse em formalizar atividade de trabalho, entre outras atividades correlatas.

A Sala Do Empreendedor, de janeiro a setembro de 2019, realizou um total de 10.351 atendimentos à população. Além do atendimento ao público, a sala do empreendedor realizou palestras e consultorias individuais. “Nesse ano já tivemos consultorias de planejamento financeiro e marketing, em fevereiro, e oficinas como ‘Sei Vender’, em fevereiro, e ‘Sei Planejar’, em maio, além do Seminário de Crédito, em maio”, afirma Tudino.

Vale salientar que a Sala do Empreendedor recebeu neste ano o “Selo de Ouro”, de referência em atendimento. A Sala fica localizada no prédio do Paço Municipal, no Hall de entrada. É um departamento dentro da Secretaria de Indústria e Comércio (Semic) e realiza atendimentos no horário de expediente da Prefeitura. O telefone para contato é o 3902-1064.

Outra ação importante da Semic em favor dos empreendedores: após a assinatura de cessão de uso do barracão do antigo IBC para a Prefeitura de Arapongas, ocorrida em dezembro de 2017, o espaço passou a ser utilizado como incubadora industrial. Dezenas de empresas já foram beneficiadas pelo local. 


 

Destaque para a atuação do Comitê Gestor 

A Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com o Sebrae, realiza quinzenalmente reuniões do Comitê Gestor, que integra o Programa Cidade Empreendedora. O encontro conta com a presença de representantes do poder público e privado, que integram o Comitê Gestor a fim de discutir diretrizes e elaboração de novos encontros para planejamento das ações que serão desenvolvidas nos próximos anos.

O Comitê Gestor tem por objetivo promover o desenvolvimento local, visando melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, por meio do estímulo à geração de emprego e renda.

Desde o início do ano, o Comitê vem trabalhando junto com a Secretaria de Finanças e Secretaria de Administração, no setor de TI, para a adequação dos CNAEs cadastrados no setor de alvarás da Prefeitura, com a tabela de CNAEs da Receita Federal. Em três meses, o sistema da Prefeitura já realizou toda a adequação de acordo com a Receita Federal. Essa adequação facilita a vida dos contadores, pois o código a ser utilizado é único para toda a documentação de abertura de empresas. Como continuidade das atividades do Comitê, o próximo passo é a liberação automática do alvará para empresas de baixo risco. Essa adequação do CNAE faz com que o grau de risco de cada empresa seja automático e o alvará possa ser liberado com mais agilidade.

No dia 03 de outubro, foi realizada uma reunião do Comitê Gestor Municipal com a Secretaria de Educação. Na pauta, a estratégia de implantação da Educação Empreendedora para o próximo ano nas escolas municipais.


 

Rodada de Contas Públicas orienta sobre licitações

Com a intenção de divulgar e orientar sobre as licitações realizadas pela Prefeitura de Arapongas, foi realizada no dia 17 de setembro, no Auditório do Paço Municipal, a I Rodada de Compras Públicas. O evento foi destinado a microempreendedores individuais e microempresas que pretendem vender para o poder público. A organização foi da Prefeitura e Comitê Gestor, com apoio do Sebrae/PR, das secretarias municipais de Indústria e Comércio, Administração e Finanças, Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), Sala do Empreendedor, Fomento Paraná, Garantinorte, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC PR) e Associação dos Contabilistas e Empresas Contábeis de Arapongas (Aceca).

Durante a rodada, servidores públicos do setor de licitação divulgaram produtos e serviços que a Prefeitura iria contratar nos próximos meses. O evento teve um espaço destinado às informações de financiamento e empréstimo financeiro para alavancar as empresas locais, com a presença da Fomento Paraná e Garantinorte. 

Capacitação gratuita nos bairros de Arapongas

Desenvolvido através da Semic, o curso gratuito de Manutenção para Operadores de Máquina - realizado por meio da unidade móvel de ensino do Senai – tem formado profissionais ao longo do últimos meses. A primeira turma formada aconteceu na Zona Sul, com a participação de 24 alunos. A segunda edição o curso tem acontecido do Conjunto Flamingos, com 20 alunos matriculados no período noturno e 18 durante o dia. As aulas seguem até o dia 25 de outubro. Todo o curso tem duração de 40 horas e é direcionado para jovens acima de 18 anos. As aulas são lecionadas de segunda a sexta-feira, com turmas de 20 alunos cada, nos seguintes horários: 13h00 às 17h00 e 18h30 às 22h30.

“Temos tido uma adesão interessante por parte da população. Através da unidade móvel do Senai, temos a possibilidade de levar tal capacitação mais próxima da comunidade, que tem a oportunidade gratuita de aperfeiçoamento, com maiores chances para o mercado de trabalho”, diz o secretário de Indústria e Comércio, Valdecir Tudino.

Os certificados de conclusão do curso são emitidos pelo SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná.

OUTRAS AÇÕES IMPORTANTES DA SEMIC



 

FEIRA DO MICROEMPREENDEDOR

Em parceria com o Sebrae de Arapongas, a Semic realizou, nos dias 20 a 24 de maio, a VI Feira do Microempreendedor Individual (MEI), em alusão à abertura da Semana do MEI. O evento teve por objetivo apresentar para a comunidade as habilidades dos pequenos empresários, expondo os produtos e serviços oferecidos, bem com fomentar o desenvolvimento das atividades inseridas no MEI. 

GARANTINORTE

Outro bom resultado é a parceria de atendimento da Garantinorte em Arapongas, através da Sala do Empreendedor. De outubro de 2018 até o mês de junho de 2019, a Garantinorte garantiu o valor de R$ 1.877.500,00 em operação de crédito, em parceria com Banco de Fomento, Sicredi e Sicoob, para as pequenas empresas da cidade. Mais dinheiro circulando nas empresas da cidade, gerando empregos e modernização de maquinário, investimento para o crescimento.

SEMINÁRIO PARA CONTADORES

Realizado através de parceria entre a Sala do Empreendedor e Sebrae, o Seminário de Crédito para Contadores, em maio, permitiu que esses profissionais pudessem apresentar soluções financeiras para seus clientes através da Garantinorte.

BANCO DO EMPREENDEDOR

A Semic, através do Banco do Empreendedor Fomento Paraná, que é uma instituição do governo estadual e atua com foco no desenvolvimento econômico regional, com um modelo de crédito orientado, oferece taxas de juros diferenciadas para financiar a implantação, manutenção ou ampliação de pequenos negócios, para promover a geração de emprego e renda, financiou até setembro/2019  R$1.888.921,87 para investimento fixo e capital de giro, fazendo um total de 144 operações de microcrédito.

BOM NEGÓCIO PARANÁ

O Programa Bom Negócio Paraná tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social por meio da capacitação de micro e pequenos empresários. O programa está a cargo da Agência de Fomento Paraná e da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, em parceria com as universidades e a Prefeitura de Arapongas. Capacitando empreendedores formais e informais, a Fomento Paraná criou uma linha de crédito específica aos seus participantes, com taxas diferenciadas.

Em 2019, o Programa já atendeu 45 micro e pequenos empresários em Arapongas.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/6848_noticia_conheca-a-secretaria-municipal-de-industria-comercio-e-turismo

Voltar ao Topo do Site