Prefeitura realiza I Confraternização da Agricultura Familiar de Arapongas

Agricultura | Em 10/10/2019 às 15h31, atualizado em 10/10/2019 às 15h33 Por Assessoria de Imprensa

Um almoço reuniu, nesta quinta-feira (10), grande número de pequenos e médios agricultores do município. É a I Confraternização da Agricultura Familiar de Arapongas, uma realização da Prefeitura, através da Central de Abastecimento da Merenda Escolar, com a participação das secretarias municipais de Educação, Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Emater e outras entidades. “Nunca houve, até hoje, um evento desse tipo, que por um lado pudesse permitir a confraternização dos agricultores de Arapongas e, ao mesmo tempo, reconhecer publicamente a importância da agricultura familiar para o nosso município, o Paraná e o Brasil”, afirmou Marta Pilatti, gerente da Central de Abastecimento da Merenda Escolar.

Ela destacou a importância da produção agrícola familiar na composição da merenda escolar de Arapongas e pediu às autoridades que ouçam e atendam sempre, na medida do possível, as reivindicações do setor. O prefeito Sérgio Onofre também enfatizou a importância do evento. “Não temos como comemorar os 72 anos de Arapongas sem reconhecer publicamente a importância da agricultura. Foram os agricultores que abriram essas terras e, com enorme sacrifício, fundaram a cidade”, ressaltou o prefeito. Ele lembrou ainda a importância de se mostrar para as novas gerações o que significa a agricultura. “Muitos dos nossos jovens olham para as frutas, as verduras e os cereais no mercado e não sabem o caminho que aquilo trilhou e o trabalho que deu para que chegasse até ali”, assinalou o prefeito, citando o vice, Jair Milani, como pessoa ligada à agricultura e que conhece bem toda a área rural do município e os anseios que vêm das famílias do campo.

Sérgio Onofre também saudou a representação do deputado federal Felipe Barros no evento, frisando que o parlamentar liberou R$ 500 mil para a agricultura de Arapongas (estradas rurais e outras melhorias no setor). Segundo o prefeito, a ideia é que a Confraternização ocorra todos os anos, na mesma data, e com um número cada vez maior de participantes.

Segundo o Censo Agropecuário, a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. O Brasil possui cerca de 4,3 milhões de estabelecimentos rurais que utilizam a terra para a agricultura familiar, ocupando uma área total de aproximadamente 80 milhões de hectares.

Esse segmento produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, responde por 60% do leite, 59% dos suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.