SECLE organiza I Encontro da Cultura e Educação de Arapongas

CULTURA | Em 20/05/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Ações culturais da SECLE, movimentam a cidade
Do dia 04 a 07 de junho acontece no Centro Cultural Érico Veríssimo o I Encontro da Cultura e Educação de Arapongas, organizado pelo Museu de Arte e História de Arapongas, através prefeitura e Secretaria de Cultura, Lazer e Eventos - SECLE.
O encontro terá como tema os 100 anos da Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916 nos sertões do Paraná e Santa Catarina. “Apesar de ter sido na época um grande conflito que resultou na morte de milhares de civis e militares brasileiros até os dias atuais é pouco conhecida e pouco explorada pela historiografia nacional, principalmente pelo Paraná”, justificou a secretária de Cultura, Edna Kummel.

Ela também acrescenta que a idéia do evento é promover a disseminação de conhecimentos sobre a história regional que muitas vezes se tornam memórias esquecidas da História. “Durante o evento será proporcionado aos participantes e visitantes, diversas atividades como exposição de aquarelas da artista plástica catarinense Marcia Schuler, a exposição itinerante do Museu do Contestado, da cidade de Caçador-SC, lançamento do livro o Contestado em Guerra, 100 anos do Massacre Insepulto do Brasil do professor Nilson Cesar Fraga, da UEL-Londrina, exibição do filme A Guerra dos Pelados de Sylvio Back e debate para os alunos do ensino médio das escolas da Arapongas, além de uma programação acadêmica para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura da região”, finalizou a secretária.

As informações sobre inscrições e a programação está disponibilizada no Portal de Arapongas na seção: Calendário de Eventos.