Secretário de Segurança avalia Encontro Anual do Consems

SEGURANÇA | Em 27/03/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Secretário avaliou o encontro como altamente produtivo
Durante os dias 21 e 22 de março, o secretário municipal de Segurança Pública de Arapongas, Antonio Glênio de Oliveira Machado, esteve em Brasília participando da reunião anual do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS).

Marco Regulatório
Para Glênio o encontro foi muito produtivo, na medida em que esclareceu pontos importantes do Marco Regulatório das Guardas Municipais, que se encontra em fase de elaboração e terá como objetivo unificar a atuação das Guardas Municipais de todo o país, respeitando as características de cada região. “É grande a expectativa em relação a este documento, que além de nortear as ações das Guardas Municipais de maneira unificada, também servirá como um marco regulatório para o setor, definindo de maneira clara seus deveres e responsabilidades perante a sociedade civil”, comentou Glênio.

Projetos
Outro assunto tratado durante o encontro, que segundo Glênio, chamou a atenção dos gestores, foi a questão dos recursos que se encontram à disposição para a área de segurança pública dos municípios, via Pronasci, mas que estão parados por falta de projetos.”Esta também foi uma boa notícia para os gestores e certamente o município de Arapongas irá buscar estes recursos, através de projetos bem elaborados e que venham de encontro as reais necessidades de nosso setor de segurança pública”, avaliou o secretário.

Guarda Municipal
Sobre a atuação da Guarda Municipal de Arapongas nos últimos dias, o secretário destacou que o trabalho preventivo e comunitário continua sendo executado com zelo e eficácia, tanto em conjunto com as forças de segurança da cidade, ou através de ações isoladas da Guarda, como os patrulhamentos de saturamento que suas guarnições vêm realizando nos bairros e centro da cidade. “No último final de semana já aconteceram ações neste sentido, que vão continuar até revertermos o quadro que vem causando preocupação na população, que por sua vez, sabemos serem frutos de ações isoladas de marginais, já identificados e/ou presos”, ressaltou Glênio.

Finalizando, o secretário tranqüiliza a população frisando que a Guarda Municipal está nas ruas e vai continuar fazendo seu papel de apoio às forças de segurança, em respeito a lei e em consonância com os anseios comunitários.