Educação inclusiva é tema de reunião em Arapongas

EDUCAÇÃO | Em 26/02/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Vice-prefeito vê como prioridade a Educação Inclusiva
A Secretaria de Educação realizou na manhã do dia 25, no Auditório do Centro Administrativo, uma reunião com as supervisoras, professoras de classe especial e de sala de recursos multifuncional, com o objetivo de disseminar as Políticas de Educação Inclusiva no sistema de ensino, de forma a orientar as práticas pedagógicas de gestores e educadores, no processo de implementação e consolidação do ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência.
Segundo a coordenadora pedagógica de ensino especial, Elia Maria Martins, o professor é, sem dúvida, uma peça importante no conjunto que movimenta todo o sistema educacional. Desta maneira é de suma importância que o docente seja devidamente capacitado para receber esse novo aluno, dando-lhe as ferramentas necessárias para compreendê-lo e orientá-lo devidamente. “Todos os alunos com necessidades educacionais especiais, devem ter garantido o seu direito de acesso e permanência no ensino, possibilitando assim, uma vida independente e uma postura crítica, perante os fatos ocorridos no cotidiano”, acrescentou a coordenadora.
O trabalho que vem sendo realizado através da Secretaria de Educacão do Município de Arapongas inclui fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e visa incluir as crianças na sociedade, propiciando um bom desenvolvimento físico e social.
“Nossa meta é fazer com que a criança possa fazer tudo o que os outros indivíduos fazem”, explica a coordenadora pedagógica de ensino especial.
Segundo o vice-prefeito Pedro Paulo Bazana, é preciso ter um olhar diferenciado para avaliar essas crianças e trabalhar com elas, identificando suas potencialidades e habilidades. “As escolas de hoje estão muito preocupadas com os conteúdos. É preciso mudar a forma de ensinar para mudar a forma de aprender. É preconceito achar que todos aprendem igual. Existem diferentes formas de promover o desenvolvimento da criança”, diz ele, que ainda afirma que a Educação Especial está em sua raiz, “Quero conhecer de perto e ajudar nossos alunos especiais, para mim, isso é uma das prioridades”, conclui o vice-prefeito.