Enfermeiras e Auxiliares realizam encontro de Prevenção em Saúde

SAÚDE | Em 15/02/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Prefeito dá as boas vindas ás enfermeiras e aos presentes
A secretaria de saúde promoveu, nos dias 14 e 15 de fevereiro,um encontro com a equipe as enfermeiras, auxiliares na finalidade de buscar um relacionamento interativo da secretaria com os servidores municipais que trabalham no atendimento direto ao público em demandas de saúde e apresentar orientações com relação à Dengue. Na abertura , o prefeito Padre Beffa deu as boas vindas e falou que antes, na sua missão sacerdotal, atendia doentes. Assim compreendeu melhor o que é confortar uma pessoa que tem dor. “É preciso respeitar quem tem dor. Quem tem dor tem mais urgência, do que outros que não tem”, afirmou. Lembrou também que na palavra servidor está implícito a missão que é o seu lema pessoal : servir. “Na nossa administração quem tratar mal um cidadão que precisa de um de nossos serviços, não merece fazer parte de nosso quadro”, enfatizou.
O Secretário de Saúde Alcides Livrari Junior, apresentou a enfermeira Mirian Mitio Omuro, que vai gerenciar as demandas dos profissionais ali presentes e lembrou que essa gestão em um pouco mais de um mês, vem buscando estabilizar o quadro de profissionais de saúde e adequar a estrutura para o atendimento à população dentro da legalidade. Com relação à Dengue o secretário relatou que várias cidades do estado estão em alerta e a secretaria vai tomar medidas sérias com relação à prevenção, além do que o setor de Endemias vem realizando. “Tendo em vista o trabalho preventivo, a atual administração decidiu pela criação do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue no município, num esforço conjunto de ações para controle efetivo da doença. O comitê será composto por representantes do poder público, de entidades sociais, empresariais, comerciais e religiosas com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde”, informa Livrari.
A reunião contou com a presença da chefe de Vigilância em Saúde da 16ª Regional de Saúde - RS, Elizabeth Sobreiro, reforçou o pedido do secretário com relação ao atendimento à população. No caso específico da dengue, alertou mais uma vez para as características do mosquito, hábitos, controle e avaliação dentro de um diagnóstico inicial nos Postos de Saúde.

Secretário de saúde fala da importância da prevenção da Dengue
Reunião contou com a presença da chefe da Vigilância em Saúde da 16ª RS
Prefeito e secretário no segundo dia do encontro