Concurso Gastronômico “Sabores de Arapongas” classifica receitas para semifinal

SEGURANÇA ALIMENTAR | Em 07/11/2017 às 14h30, atualizado em 07/11/2017 às 14h40 Por Assessoria de Imprensa
Primeira etapa do Concurso Gastronômico aconteceu ontem(06).
A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, realizou na noite de ontem (06), a primeira etapa do Concurso Gastronômico” Sabores de Arapongas”, que tem como principal objetivo criar um prato típico da cidade, com características culturais e produtos da agricultura local.

Na oportunidade, das 39 receitas inscritas, oito doces e 10 salgadas foram classificadas para a fase semifinal.

Todas as receitas apresentadas foram elaboradas por moradores e restaurantes da cidade, a partir da sugestão de ingredientes que são produzidos em maior escala na região de Arapongas, entre eles: frango, ovos, milho, trigo, soja e abacate.

O primeira fase do Concurso Gastronômico, contou com a presença do Prefeito Sergio Onofre, secretários municipais, além da Comissão julgadora de representantes do Paraná Turismo, Abrasel — Associação de Brasileira de Bares e Restaurantes, ADETUR — Agência de desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná, UNOPAR, Londrina Convention Bureau, o Chef Taíco, a blogueira Telma Elorza do blog Gordices & Sandices, representante do Moinho de Trigo Arapongas, e Câmara da Mulher Empreendedora de Arapongas.

De acordo com a Secretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Niele Melo, tal concurso faz parte das comemorações dos 70 anos de Arapongas, além de enaltecer a cultura gastronômica do município.”Nosso objetivo é também colocar a cidade no Calendário Gastronômico Regional, Estadual e Brasileiro valorizando a cultura e gastronomia com base em produtos locais e, fomentando assim o Turismo Gastronômico na cidade. Estamos satisfeitos com este início. ”, salientou.

O Prefeito Sergio Onofre, parabenizou todos os envolvidos, desde os organizadores, até os participantes, e aproveitou o momento para fazer um pedido especial. ” Queremos que todas as receitas inscritas e não apenas as 20 melhores classificadas façam parte da edição do livro de receitas que será lançada no ano que vem.Todos são merecedores.”, afirmou.

A próxima etapa de avaliação será a fase semifinal marcada para o próximo dia 20 de novembro. Já a final acontece no dia 27. Ambas às 20h00 no Espaço VZ Eventos/Casa da Amizade - Rotary que fica na Avenida Gaturamo, 900.

VEJA ABAIXO A CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS:

RECEITAS SALGADAS:

Wagner Luis Cabrera — Merengue dos Pássaros
Romilda Aparecida Ricci — Gelado Araponguense
Marilza Ronca - Pudim Colônia Esperança

Prefeito Sergio Onofre, Sec. de Governo, Lúcia Golon, e demais autoridades durante evento
Comissão julgadora do Concurso Gastronômico
Sec. de Seg. Alimentar e Nutricional, Niele Melo
Prefeito Sergio Onofre parabeniza participantes.
Candidata durante apresentação de prato
Comissão julgadora do Concurso Gastronômico
Pratos doces e salgados fazem parte do concurso