Secretaria do Meio Ambiente promove repovoamento de aves no Parque dos Pássaros

MEIO AMBIENTE | Em 01/11/2017 às 11h51, atualizado em 01/11/2017 às 16h06 Por Assessoria de Imprensa
Gonzaga e GM Ambiental durante soltura de filhotes
A Secretaria do Meio Ambiente está realizando o manejo controlado de aves existentes no Parque dos Pássaros, mais especificamente a população de patos e gansos que integram a paisagem do local.

Conforme explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, o manejo se faz necessário devida a mortandade destas aves, onde somente no primeiro semestre deste ano, foram mortos quatro gansos devido, provavelmente, ao ataque de cães.

Ainda de acordo com o secretário, o local já abrigou entre 50 e 60 aves, mas com o passar dos anos e devido o tempo médio de vida útil destas aves, além de outras razões, a população foi decrescendo e hoje, são apenas 14 gansos e 6 patos adultos.

“O manejo que vem sendo feito se aplica principalmente a cuidados adotados durante o período de incubação de ovos e desenvolvimento dos filhotes, até que alcancem uma idade adequada para aumentar suas chances de desenvolvimento”, explicou Gonzaga.

Ele destaca ainda que a ação se justifica, tanto pela questão ambiental, como em respeito pelos usuários do Parque, que é um dos principais locais do município para lazer, caminhadas e contato com a natureza.

Os primeiros filhotes resultantes da ação de manejo, foram soltos na lagoa do Parque nesta quarta-feira.

Lagoa do Parque
Filhotes já reintegrados ao Parque