PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Secretaria de Saúde apresenta programas de atenção à gestantes

Saúde | Em 31/01/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
O programa deverá ser implantado para melhorar a qualidade a todas gestantes
A Prefeitura de Arapongas quer reduzir a taxa de mortalidade infantil no município nos próximos anos, a partir da consolidação das ações que serão implementadas na área de saúde com programas de atenção à gestante e recém nascidos.
Pensando nisso, a secretaria de Saúde de Arapongas , realizou uma reunião com equipe de enfermeagem do Hospital Irmandade da Santa Casa, da Prefeitura Municipal e do Programa Saúde da Família, onde foi apresentado ações para serem desenvolvidas para as mães gestantes do município.
O objetivo do programa é melhorar o acesso e a qualidade do atendimento à gestante e à criança, promovendo a saúde das mamães e de seus bebês, reduzindo os riscos e diminuindo a mortalidade materna e infantil, já que no ano de 2012 o índice de mortalidade infantil e fetal entre os mesês de janeiro à outubro, foi de 17 óbitos, porém ainda o sistema não fez o fechamento dos mesês de novembro e dezembro. “É importante para a diminuição dos índices de mortalidade infantil que as ações básicas que precedem o parto, como um pré-natal eficiente, sejam realizadas com qualidade”, explica o secretário de saúde Alcides Livrari Júnior.
Segundo o secretário , o programa deverá ser implantado para garantir acesso, atenção e saúde à todas as mães gestantes do município, promovendo o cuidado seguro e de qualidade na gestação, parto, puerpério e as crianças menores de 1 ano de idade. O secretário ainda explica que as futuras mamães arapongueses também terão acesso às oficinas oferecidas através Hospital Irmandade da Santa Casa onde será realizado o parto. “Tudo isso para que as màes possam ter uma gravidez saudável e tranquila” conclui Livrari.