Controle de Endemias e Comitê da Dengue se reúnem na prefeitura

SAÚDE | Em 25/09/2017 às 15h53, atualizado em 26/09/2017 às 13h10 Por Assessoria de Imprensa
Reunião no Auditótio do Centro Administrativo
A coordenação do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde se reuniu na tarde desta segunda-feira, com representantes do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue, tendo como objetivo aprimorar as estratégias e ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya.

Na oportunidade foram discutidos assuntos inerentes ao atual quadro da Dengue no município, que está com 14 casos de notificações aguardando resultados de exames e apresentado o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), realizado entre os dias 28 e 30 de agosto e que apresentou um índice de 0,4%.

Conforme o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, os números confirmam que a questão da dengue está sob controle em Arapongas, mas isso não impede que a população continue adotando medidas preventivas, como limpeza de quintais e descarte apropriado de matérias que acumulem água.

Na oportunidade os agentes de endemias da prefeitura também receberam orientações sobre escorpiões, cuja incidência vem aumentando em Arapongas e obrigando as autoridades a traçar estratégias para fazer frente ao perigo.

“Temos acompanhado o surgimento de escorpiões na cidade e buscando mapear as áreas de maior risco, mas novamente a questão esbarra no auxílio da própria população, que deve manter quintais limpos, evitar acumulo de entulhos e adotar outra série de cuidados para evitar a picada do inseto, que pode ser fatal”, alertou Pardini.

Maiores informações ou pedidos de auxílio pelo telefone 3902- 1079.

Agentes de Endemias (ACE)
Valdecir Pardini