Arapongas apresenta queda nos casos de dengue

SAÚDE | Em 02/08/2017 às 11h20, atualizado em 02/08/2017 às 11h21 Por Assessoria de Imprensa
Números apontam queda em casos de dengue em Arapongas
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento do Controle de Endemias, divulgou nesta semana, dados referentes aos índices de casos dengue em Arapongas.

Nos sete primeiros meses de 2017, 160 notificações foram realizadas, sendo que desse total, 8 casos foram confirmados para dengue e 1 para chikungunya.

No mesmo período do ano passado, 78 casos de dengue foram confirmados.

De acordo com o setor, os dados mostram uma queda significativa da doença, porém, as ações de prevenção e conscientização continuam a ser realizados em toda cidade.

No início do mês de outubro, um novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti(LIRAa), será realizado em Arapongas.

O último realizado em maio deste ano, apresentou um índice de 2,0.

De acordo com Claudemir Molinari Ronca, supervisor geral de campo, é importante que a comunidade atue junto com as equipes no combate à dengue. ” Buscamos intensificar nosso trabalho, mas com isso, contamos com a colaboração dos moradores, para que mantenham seus quintais limpos, e conseqüentemente a cidade. Juntos somos mais fortes. ”, finalizou.

Ação preventiva nos Bairros

Os trabalhos que visam combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, estão sendo desenvolvidas constantemente, através do Controle de Endemias.

Na última semana, durante o projeto “ Prefeitura em Ação”, desenvolvido no Distrito de Aricanduva, cerca de 200 sacos plásticos foram distribuídos, para que a população descartasse devidamente os materiais que pudessem servir de criadouro para o mosquito.

Além disso, equipes de endemias realizaram este ano cerca de 30 palestras, em escolas municipais, CMEI’S e empresas.
No mês de agosto será a vez das Escolas Estaduais receberem palestras de conscientização e combate à dengue.