Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas busca diminuição do tempo de espera para cirurgias eletivas e de média complexidade

SAÚDE | Em 28/07/2017 às 13h47, atualizado em 31/07/2017 às 14h33 Por Assessoria de Imprensa
Setor de atendimento da Secretaria de Saúde
A prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, está implementando esforços no sentido de reduzir a fila de espera por cirurgias de média complexidade no município, através dos chamados “mutirões de cirurgias”.

Atualmente várias campanhas estão em andamento nas áreas de ortopedia, com 26 pessoas atendidas, fimose, (22), colpoperioplastia (18), miomectomia (2), catarata ( ), pediatria ( ) e hérnia, com 8 pessoas.

No que compete às cirurgias eletivas, são 11 especialidades em andamento, como urologia, com 8 pessoas atendidas, ortopedia (31), ginecologia (11), cardiologia (1), vascular (6), gastro (6), oncologia (2), oftalmologia (10), torácica (1) e otorrino (17).

Incluem-se nesta lista as campanhas para cirurgia de cataratas, com uma média de 200 pessoas atendidas por mês.

Em relação às especialidades médicas, que são aquelas enviadas para tratamento fora do município, a Secretaria de Saúde registrou nos últimos seis meses cerca de 240 atendimentos, com destaque para as áreas de oftalmo, bariátrica, hemologia, nefro, cardio pediatria, transplante renal e cirurgia ortopédica das mãos.

Com isso a população vem experimentando uma diminuição no tempo de espera, como é o caso de Franciele Daiane Lice de Sousa, 29, mãe da menina Natasha Lice de Souza, que em janeiro deste ano foi diagnosticada com um problema na vesícula.

“A cirurgia para a retirada da vesícula de minha filha aconteceu no último dia 19 de julho, menos de seis meses após o início dos procedimentos necessários e agradecemos a dedicação das profissionais da Secretaria de Saúde, que notadamente vem se empenhando para diminuir tanto as filas de cirurgias, como o tempo de espera”, destacou a mãe.

Claudio Pereira, 48, sofreu uma queda em 2015, com fratura do calcanhar e após complicações, permaneceu por um longo período aguardando por uma cirurgia, o que acabou ocorrendo no último mês de junho.

Ele também fez questão de agradecer o empenho da Secretaria de Saúde em possibilitar o tratamento necessário, logo nos primeiros meses da atual Administração.”Com certeza valeram os esforços da Secretaria de Saúde em agilizar este processo”, concluiu.

Franciele e a menina Natasha
Claudio Pereira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/4006_noticia_arapongas-busca-diminuicao-do-tempo-de-espera-para-cirurgias-eletivas-e-de-media-complexidade

Voltar ao Topo do Site