Baixa procura pelo recadastramento biométrico em Arapongas e Sabáudia é tema de reunião com TRE

ADMINISTRAÇÃO | Em 20/07/2017 às 14h57, atualizado em 20/07/2017 às 16h46 Por Assessoria de Imprensa
Prefeitos de Arapongas e Sabaúdia se reúnem com TRE
Aconteceu na manhã desta quinta-feira no Fórum Eleitoral de Arapongas, uma reunião entre o prefeito Sergio Onofre e o desembargador corregedor do TRE/Pr, Luiz Taro Oyama, que esteve na cidade fazendo o levantamento dos relatórios de comparecimento no Recadastramento Biométrico de eleitores de Arapongas e Sabáudia.

Conforme os números do Cartório Eleitoral, até agora 13% dos eleitores de Arapongas se apresentaram para fazer o recadastramento e do município de Sabáudia, apenas 3%, obrigando a Justiça Eleitoral a buscar os meios necessários para aumentar este fluxo de comparecimento, visando manter o cronograma em dia.

O desembargador lembrou da importância do recadastramento eleitoral biométrico, que está sendo realizado para dar mais segurança ao eleitor no momento da votação e pediu o apoio da prefeitura, no sentido de uma maior divulgação e da possibilidade da criação de postos de agendamento online em locais com maior fluxo de pessoas.

“Até agora o comparecimento tem sido aquém das expectativas e pedimos aos eleitores de Arapongas e Sabáudia, que façam sua revisão biométrica e não deixem para última hora”, alertou o desembargador.

O prefeito encampou as reivindicações do TRE e disse que nas próximas semanas, os prédios públicos com maior fluxo de pessoas, terão um ponto de agendamento online, agilizando desta forma o processo da biometria.

“Vamos providenciar um servidor em cada um destes locais, que após passarem por treinamento, começarão a fazer o agendamento, pois é muito importante atualizarmos os números de eleitores, que além de modernizar o sistema de votação, também garante o acesso aos programas e recursos federais e estaduais”, afirmou.

A chefe do cartório eleitoral de Arapongas, Mariangela de Souza Melo informou que o recadastramento é obrigatório e quem não regularizar seu título eleitoral sofrerá sanções, que vão desde cancelamento de documentos, até a perda de benefícios.

Ela também lembra que o recadastramento está sendo realizado no período de 12 de junho à 17 de novembro no prédio do Fórum Eleitoral de Arapongas, sito à Rua Tico-Tico, número 1001 de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

“É só comparecer com um documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral, que o recadastramento será feito na hora, evitando assim as filas e outros transtornos”, disse Mariangela.

Ela finaliza acrescentando que o eleitor também pode agendar o horário de atendimento pela internet, através do endereço eletrônico www.tre-pr.jus.br.

Também participaram da reunião, a Juíza Eleitoral Renata Maria Fernandes Sassi, o Juiz Amarildo Clementino Soares, a chefe regional do TRE, Daniela Borges de Carvalho e o prefeito de Sabáudia, Hugo Manoeira.

Recadastramento biométrico vai até o dia 17 de novembro