Beto Pugliese avalia os oito anos de administração

Administração | Em 28/12/2012 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Prefeito Beto Pugliese: sensação da missão cumprida
O prefeito Beto Pugliese fez uma avaliação positiva dos oito anos de sua administração, destacando que sua missão primordial de transformar Arapongas em uma cidade melhor com trabalho e respeito a todos, foi cumprida desde os primeiros dias de 2005, frisando que os resultados desta política foram animadores, começando pela área de finanças. “Recebemos em 2005 um caixa com R$ 87.655,38, uma relação de empenhos a pagar de R$ 3.104.387,21 e uma Dívida de Longo Prazo (Fundada) de R$ 34.167.000,00, que representava 64,58% da Receita Corrente Líquida. Hoje entregamos um caixa com aproximadamente R$ 7.5 milhões, uma relação de empenhos a pagar em volta de R$ 400 mil e uma Dívida de Longo Prazo (Fundada) de R$ 5.079.009,53, que representa 3,62% da Receita Corrente Líquida”, comparou Beto Pugliese, acrescentando que está foi uma conquista importante para o município, que passou a adquirir uma capacidade de endividamento histórica.

Ele também ressalta que esta conquista serviu como base para novos avanços, lembrando que entre os anos de 2006 à 2012, Arapongas recebeu importantes obras, algumas entre as maiores e mais relevantes para sua história, como a abertura da Avenida Arapongas; a ampliação e reforma do novo Centro Administrativo; a construção do CISAM - Centro Integrado da Saúde da Mulher; a construção do Cerena (padaria e leite de soja); a construção da Casa Lar; a reforma e ampliação do Hospital São José (24 horas e SAMU); a criação do IPPASA; a construção da Pista de Motocross; a construção da Pista Jeep Raid; a reforma do Estádio Municipal; a reforma do Ginásio Municipal; a doação de terreno para a construção da nova Câmara Municipal de Arapongas; a criação do PROCON; a construção do Centro de Convivência do Idoso na Vila Araponguinha; a doação de terreno e viabilização do Fórum da Justiça Estadual; a compra de terrenos para a construção de Casas Populares, que alcançaram cerca de 2000 unidades construídas e mais 566 unidades contratadas para 2013 e a criação da Defesa Civil e da Guarda Municipal, entre tantas outras obras. Ainda conforme o prefeito, neste processo, também vale destacar o esforço de modernização e informatização da administração municipal, com o objetivo de modernizar a gestão pública com o desenvolvimento de tecnologias, ferramentas e informações para tornar os controles mais eficientes, transparentes e acessíveis aos servidores e principalmente aos contribuintes.

No entanto, segundo o prefeito, mais importante do que o valor investido, está a obra da construção da cidadania, a mudança de comportamento e valores, tendo como ponto de partida uma administração responsável, com o compromisso de controlar e utilizar os escassos recursos públicos em benefício de todos. Neste caso, segundo o prefeito, a prioridade foi na criação de infra-estruturas para a educação, a moradia, a saúde e a segurança, com planejamento, controle, responsabilidade fiscal e transparência. ”Os resultados e conquistas, felizmente apareceram. Eles foram coletivos, exigiram foco na gestão de cada área, na elaboração de bons projetos e na implantação de controles rigorosos das despesas e da aplicação do dinheiro público”, frisou.

Beto Pugliese finalizou informando à população que deixa muitos projetos em andamento, sendo quatro Super Creches para atender toda a demanda por educação, o projeto da Cidade Digital, que trará tecnologia da informação para os cidadãos, a construção da Praça do PEC, para Esporte e Cultura, seis Academias da Terceira Idade, construção da Cozinha Comunitária, construção da Unidade do Pronto Atendimento – UPA e construção e reforma de Postos de Saúde, entre outros, perfazendo um total de R$ 35.708.341,00 investidos, em parceria com o governo federal, resultado de muito trabalho e projetos feitos e aprovados.”E é assim que nos despedimos, eu (Beto Pugliese) e toda a minha equipe, que sempre esteve voltada para a cidadania, onde o esforço maior foi o de construir, dia após dia, uma cidade à altura da nossa gente e dos nossos ideais”, finalizou Beto Pugliese.