Arapongas registra diminuição no índice de mortalidade infantil

SAÚDE | Em 09/05/2017 às 08h54, atualizado em 09/05/2017 às 12h36 Por Assessoria de Imprensa
Índice da mortalidade infantil tem queda considerável em Arapongas
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou números animadores em relação à diminuição dos índices de mortalidade infantil em Arapongas, se comparados os períodos de janeiro a abril de 2016 e 2017.

Conforme Michele Faneco, do setor de Vigilância Epidemiológica, em comparação ao ano passado, o município registrou uma redução considerável no índice de Mortalidade Infantil, de 12,23 de janeiro a abril do ano passado, para 3,69, no mesmo período em 2017.

“Acreditamos que essa diminuição esteja correlacionada com algumas mudanças realizadas com relação ao acolhimento, atendimento e encaminhamento das gestantes do município, assim como uma melhor integração com as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Hospital de referência”, justificou.

Conforme a secretária de Saúde, Marcia Krempel, as fontes utilizadas para a pesquisa foram o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM)/Divisão de Informações Epidemiológicas (DVIEP)/Centro de Epidemiologia(CEPI)/Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS)/Secretaria de Estado da Saúde do Paraná(SESA/PR) ).

Esses números já haviam sido adiantados pelo prefeito Sergio Onofre no mês passado, que creditou o resultado positivo a uma série de medidas tomadas logo nos primeiros dias de sua administração para melhorar o atendimento de Saúde para a população, que acabaram refletindo positivamente no público de gestantes.

“Nossos esforços em centrar o foco na atenção primária de Saúde e prestar uma assistência de nível comunitário eficiente já está dando resultados e esperamos poder comemorar mais conquistas brevemente”, avaliou o prefeito.