Convênio entre PF e município concede porte de arma para GM

Segurança | Em 26/11/2012 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
GM de Arapongas é considerada referência
O prefeito Beto Pugliese assinou na manhã da última sexta feira, 23, o convênio entre o município de Arapongas e a Superintendência da Polícia Federal do Paraná para a concessão do porte de armas para a Guarda Municipal de Arapongas.

Beto Pugliese comentou que, após longo processo finalmente o município consegue preencher todos os requisitos, que vão desde a formação adequada das três turmas, que contou com carga horária superior a 500 horas de treinamento, até a formação chancelada pela Polícia Federal e que foi realizado nos moldes propostos pelo Ministério da Justiça. Ele também lembrou que a criação da Guarda Municipal de Arapongas foi um dos grandes avanços na área de segurança pública e hoje a Unidade é considerada referência Nacional em operacionalidade e modernidade.

Conforme o secretário de Segurança, major Arduin, o curso de tiro teve 160 horas de treinamento onde cada Guarda Municipal efetuou mais de 700 disparos. ”Valendo ressaltar também a avaliação psicológica realizada por profissional habilitada na PF e o treinamento na área de Defesa Pessoal, atestado profissional igualmente cadastrado na PF além de todos os requisitos pessoais que cada GM teve que preencher como certidões de antecedentes e outros”, completou Arduin.

O Curso de Tiro foi realizado no estande do 10º Batalhão da PM em Apucarana pelo capitão Roberto que é instrutor de arma de fogo autorizado pela PF e pelo tenente Cruz em outras disciplinas operacionais. Com este convênio celebrado, após a publicação da Secretaria de Segurança, na pessoa do Secretário de Segurança Pública terá autorização para expedir o porte de armas aos Guardas Municipais, que preencherem todos os requisitos e que hoje são em número de 48 do total de 88 do efetivo da GM.