Arapongas comemora Dia da Água com plantio de árvores

MEIO AMBIENTE | Em 22/03/2017 às 12h44, atualizado em 22/03/2017 às 13h34 Por Assessoria de Imprensa
Parque dos Pássaros
Em comemoração ao "Dia Mundial da Água", celebrado hoje (22/3), a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com os Rotary Maracanã e Gralha Azul, estará iniciando no próximo sábado uma ação que prevê o plantio de duas mil mudas de espécies nativas diversificadas em propriedades localizadas na Bacia Hidrográfica do Pirapó.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Luiz Gonzaga Pereira, na ação prevista para o próximo sábado, será feito o plantio de 200 mudas em propriedades localizadas na Colônia Esperança, sendo que o total previsto pretende ser encerrado até a semana do meio ambiente, que acontece em meados de junho.

Em relação a bacia hidrográfica do município, Gonzaga informou que no perímetro urbano existem 50 nascentes, sendo que 8 delas em estado total de degradação motivado pelo verdadeiro "tsunami de chuvas" que ocorreu um 12/01/16 e que resultaram em erosão e voçorocas de grande magnitude.

“Se Arapongas tem o que comemorar nesta data, podemos destacar o início dos trabalhos de recuperação destas nascentes, com a elaboração em andamento dos projetos de recuperação e a posterior execução das obras de engenharia que serão previstas, determinação, logo que assumiu, do prefeito Sergio Onofre”, observou o secretário.

Ele salienta também que a SEASPMA vem realizando atividades com foco na preservação de áreas de fundo de vale, fiscalizando a destinação irregular de resíduos sólidos com potencial de contaminação de nascentes, atividade que é executada rotineiramente pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), em parceria com a SESTRAN.

Finalizando o secretário informa que em comemoração à data, será realizada palestra destinada as crianças da Escola Municipal José Bernardo, no dia 23/03/17, às 8:30 horas, como parte de atividades de Educação Ambiental desenvolvida em Escolas Municipais e Estaduais.

Combate ao descarte irregular de resíduos em fundo de vales