Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas reduz incidência de Dengue

Saúde | Em 23/10/2012 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Vista parcial da cidade de Arapongas
Devido a uma série de fatores, como um minucioso trabalho de campo realizado pelos agentes de endemias e pela própria conscientização da população, este ano está sendo considerado tranqüilo em relação à incidência de Dengue no município de Arapongas. Dos 92 casos suspeitos registrados até agora, 86 apresentaram resultados negativos para a doença, seis aguardam resultado de exame e apenas dois se confirmaram, mesmo assim de casos importados.

Conforme Aparecida de Oliveira, coordenadora do Programa de Controle da Dengue, apesar dos números positivos, o pessoal continua fazendo um trabalho preventivo, visando a proximidade do verão, pois os ovos do mosquito resistem até 1 ano sem água, e a única maneira de se prevenir é eliminar dos quintais todo objeto, que possa se tornar um foco de criação do mosquito.”Em comparação a 2011, tivemos uma diminuição de quase 90% dos casos suspeitos, mesmo assim, a qualquer momento esse quadro pode mudar, visto que municípios próximos continuam apresentando casos positivos”, informou a coordenadora.

FINADOS
O Controle de Endemias está preparando uma grande ação preventiva no Cemitério, visando o Dia de Finados, que acontece no próximo dia 2 de novembro. O trabalho vai focar principalmente os vasos de flores, que podem se tornar criadouros do Mosquito Transmissor da Dengue, principalmente os que vêm embalados com papel celofane ou embalagem plástica.

Conforme o Programa de Controle da Dengue, este trabalho vem sendo realizado há 3 anos e já se tornou uma rotina. “No início houve alguma rejeição da população, mas agora a maioria já se conscientizou sobre a importância da medida”, acrescenta a coordenadora Aparecida de Oliveira.

Ela também comemora os resultados, pois antes da medida ser implantada, o Programa recebia muitas reclamações de moradores próximos ao Cemitério, sobre a presença de mosquitos. ”Hoje o índice da região diminuiu e não temos mais reclamações”, finalizou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/333_noticia_arapongas-reduz-incidencia-de-dengue

Voltar ao Topo do Site