Planejamento urbano é destaque na 6ª Conferência das Cidades

OBRAS E DESENVOLVIMENTO URBANO | Em 09/06/2016 às 17h02, atualizado em 09/06/2016 às 17h26 Por Assessoria de Imprensa
Nesta quarta-feira, 08, representantes do poder público e sociedade civil organizada estiveram reunidos na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que teve como tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” e como lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

De acordo com o arquiteto e diretor de planejamento da SEODUR, Israel Biason Filho, o encontro atingiu o objetivo proposto com a boa participação do público e sugestões que veem ao encontro das necessidades de cidades em todo o país.

Entre as sugestões apresentadas pelos grupos de debate, a criação de um órgão municipal para trabalhar unicamente com o planejamento urbano, uma vez que este exige ações especiais por lidar com produção, estruturação e apropriação do espaço urbano, influenciando na qualidade de vida das comunidades.

Durante a conferência os grupos ainda destacaram o importante papel da população no desenvolvimento do município, já que ações isoladas podem refletir de forma positiva ou negativa na qualidade de vida de toda a sociedade. Por isso, faz-se necessário a conscientização e comprometimento do cidadão.

O prefeito Padre Beffa esteve na abertura da 6ª Conferência das Cidades e ressaltou a necessidade de democratizar a tomada de decisões. “Eventos como esse permitem a participação da comunidade para traçar objetivos que atendam as demandas do município. Por isso, criamos vários conselhos municipais que antes não existiam, um exemplo é o Conselho do Plano Diretor, que garante a participação da sociedade civil organizada em decisões que interferem na vida da população ao longo dos anos”, declarou o prefeito.

O secretário de Obras, Trasportes e Desenvolvimento Urbano, Pedro de Marco Junior, deu as boas vindas a todos os presentes e destacou o empenho da equipe da Secretaria para organizar a conferência. "Sabemos que trata-se de um evento essencial para o desenvolvimento do município. Para tanto, a presença de cada um de vocês é fundamental, pois garante contribuições pontuais para obter avanços no planejamento urbano", disse.

Ao final da conferência, os presentes elegeram os delegados de cada segmento que irão representar o município na Conferência Estadual.