Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Arapongas diminui em 75% o índice de proliferação da dengue

SAÚDE | Em 03/06/2016 às 17h09, atualizado em 03/06/2016 às 17h10 Por Assessoria de Imprensa
As diversas ações realizadas pelo Controle de Endemias têm resultado de forma positiva na redução dos casos de dengue no município de Arapongas, chegando a 75,25% a menos se comparado ao ano anterior.

De acordo com o Controle de Endemias, no período de 01 de janeiro à 01 de junho de 2015 Arapongas registrou 977 notificações de dengue, com 299 casos confirmados, destes 216 autóctones e 83 importados. Enquanto nesse mesmo período em 2016 o município registrou 630 notificações, com 74 casos confirmados, sendo 44 autóctones e 30 importados.

“Desenvolvemos um trabalho constante, buscando sempre ampliar e otimizar as ações. O comprometimento dos agentes de endemias tem sido crucial para obter qualquer resultado, pois esses profissionais trabalham até mesmo nos finais de semana, não medindo esforços para combater o Aedes aegypti. Contamos ainda com o importante apoio dos agentes de saúde durante as visitas, com a união entre as duas equipes conseguimos bons resultados”, destaca a coordenadora de Endemias, Patrícia Ferro.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, ressalta que o Controle de Endemias tem desempenhado diversas ações em campo com vistorias, mutirões e orientações em residências. E tem desenvolvido ainda trabalhos de conscientização em diferentes regiões do município.

“A atuação da equipe do Controle de Endemias foi determinante para reduzir a proliferação do Aedes aegypti em Arapongas. Lembrando que contamos também com um importante agente, que é a própria comunidade. Os números são muito positivos, mas pedimos que todos continuem atentos para que esse quadro seja cada vez melhor. Arapongas é um dos poucos municípios da nossa região que não declararam epidemia da dengue. Vale ressaltar que ao evitar a proliferação do Aedes aegypti evitamos também casos de zika vírus e febre chicungunya”, declarou o secretário.

Ainda com base nos dados apontados pelo Controle de Endemias, de 01 de janeiro a 01 de junho de 2016, Arapongas registrou 27 notificações de zika vírus, sendo um caso confirmado, e 17 notificações de febre chicungunya, até o momento quatro casos confirmados. Não houve óbito nos casos confirmados, todos os pacientes receberam tratamento e passam bem.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/3286_noticia_arapongas-diminui-em-75-o-indice-de-proliferacao-da-dengue

Voltar ao Topo do Site