PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Audiência Pública conta com grande participação da comunidade em Arapongas

ADMINISTRAÇÃO | Em 14/04/2016 às 16h28, atualizado em 14/04/2016 às 16h44 Por Assessoria de Imprensa
A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano realizou na noite desta quarta-feira, 13, uma Audiência Pública para tratar de alterações pontuais no Plano Diretor do município e suas leis complementares.
A audiência contou com grande participação de profissionais da área de arquitetura e urbanismo e engenharia, comunidade em geral, clubes de serviços, entidades, observatórios, sociedade civil organizada, empresários, vereadores e secretários municipais.

O arquiteto do município, Israel Biason Filho, demonstrou brevemente o desenvolvimento e crescimento de Arapongas nos últimos anos, apresentando alterações pontuais necessárias para corresponder a tal desenvolvimento. As mudanças preveem novas redações nos textos das leis, bem como correções nos Mapas temáticos de Zoneamento do Uso e Ocupação do Solo e do Sistema Viário Básico.

Segundo o arquiteto as alterações representam a primeira etapa para a revisão completa do Plano Diretor do município, a qual deve ocorrer até 2018 conforme o Estatuto das Cidades. “Essa audiência tem por objetivo garantir a participação da comunidade na revisão do instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Vale lembrar que tais alterações foram elaboradas pela SEODUR, em seguida foram analisadas pelo Grupo Técnico Permanente vinculado à SEODUR e pelo Conselho do Plano Diretor para então serem discutidas em Audiência Pública”, explicou Israel.

Após a apresentação das alterações pontuais os presentes esclareceram algumas dúvidas, apresentaram sugestões e aprovaram as mudanças necessárias, possibilitando o envio das mesmas à Câmara de Vereadores para análise e votação.

O secretário de Obras, Pedro de Marco Junior, ressaltou a grande participação da comunidade na Audiência. “O Plano Diretor influencia diretamente no futuro do município, sendo assim a participação da população é essencial, pois é o momento para sugestões e contribuições em geral. A equipe da Secretaria sentiu-se muito satisfeita com o envolvimento da população durante a audiência” disse o secretário.

De acordo com o grupo técnico da SEODUR, entre as alterações já aprovadas pela população em Audiência Pública estão mudanças básicas como o uso do recuo frontal para estacionamento comercial, regras para novos loteamentos, Avenidas residenciais que passam a ser zona comercial, entre outras. O processo de revisão completa do Plano Diretor de Arapongas terá início na VI Conferência da Cidade, no dia 8 de junho.