PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Feira da Saúde movimenta sábado em Arapongas

SAÚDE | Em 11/04/2016 às 16h23, atualizado em 11/04/2016 às 16h29 Por Assessoria de Imprensa
O Dia Mundial da Saúde foi comemorado em Arapongas com uma grande Feira na Praça na Igreja Matriz, no último sábado, 09. Os profissionais da Secretaria de Saúde prestaram orientações à comunidade sobre cuidados e prevenção com a saúde mental, dependência química, tabagismo, saúde da mulher, saúde bucal, DST, hipertensão, entre outros.

A equipe do SAMU realizou uma simulação de acidentes com as equipes, visando instruir a população diante qualquer situação de urgência/emergência, e situações diversas como engasgamento e parada cardiorrespiratória. Na ocasião, houve ainda verificação do Índice de Massa Corpora (IMC), com orientação postural, aferição de pressão e orientação de escovação supervisionada.

A população teve ainda a oportunidade de doar sangue para transfusão, com a presença do Hemonúcleo de Apucarana na Feira da Saúde. O Hospital João de Freitas orientou a comunidade sobre doação de órgãos e controle de infecção de acompanhantes.

O Aedes aegypti também foi assunto na Feira, onde a equipe do Controle de Endemias apresentou maquetes com atitudes corretas na luta contra o mosquito. A Vigilância Sanitária também orientou a população acerca da saúde do trabalho, setor de alimentos, serviços e produtos da saúde.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, parabenizou todos os profissionais pela dedicação desde a organização da Feira, e a população que prestigiou o evento. “Foi um dia muito proveitoso, de muita orientação em diferentes especialidades da saúde. Agradeço a todos os profissionais que se envolveram com essa grande ação e toda a comunidade pela participação”, disse o secretário.

Para o prefeito Padre Beffa o evento despertou a atenção da população para simples atitudes do dia a dia que garantem saúde e bem estar. “São informações importantíssimas, em diferentes situações, que precisam chegar ao conhecimento do cidadão. Uma grande ação que promove saúde, já que certas atitudes no cotidiano podem prevenir muitas doenças”, destacou o prefeito.