Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Saúde define estratégias para a campanha contra H1N1

SAÚDE | Em 11/04/2016 às 14h59, atualizado em 11/04/2016 às 15h05 Por Assessoria de Imprensa
O secretário de Saúde de Arapongas Antonio Garcez Novaes Neto esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 11, com diretores da pasta com o intuito de traçar estratégias para a campanha contra a gripe H1N1.

No Paraná, a secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da vacinação contra a Influenza. No País, a imunização começa em 30 de abril, dia “D” e segue até 20 de maio.

Em Arapongas, algumas notificações começam a aparecer, mas não há ainda nenhum caso confirmado. “Os sintomas da gripe comum e até mesmo de uma pneumonia como tosse, dor de garganta e febre alta, são muito parecidos com os da Influenza H1N1, por isso, muitas pessoas tem procurado os serviços de saúde do município acreditando ter o vírus, o que na maioria das vezes, não se confirma. Mesmo assim, por determinação do Ministério da Saúde, todos os casos que envolvem aparelho respiratório estão sendo tratados com o medicamento Tamiflu por precaução”, afirmou o secretário.

Neto orienta a população para que respeite a prioridade de imunização para os grupos de risco determinados pela Organização Mundial da Saúde que são: crianças, idosos, gestantes, doentes crônicos (que apresentem declaração médica constatando a doença) e profissionais de saúde, nessa ordem. “Nesse primeiro momento da vacinação houve uma redução no repasse de vacinas feito pelo governo federal, por isso pedimos a colaboração da população que não se enquadra nos grupos prioritários para que não insista em receber a vacina”, disse.

O secretário garante que conforme o Governo Federal enviar novos lotes de vacina, a secretaria de Saúde irá disponibilizar para a população, após a vacinação dos grupos prioritários.

A partir do dia 25 de abril a vacina contra Influenza H1N1 estará disponível em todos os postos de saúde do município.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/3155_noticia_saude-define-estrategias-para-a-campanha-contra-h1n1

Voltar ao Topo do Site